Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Publicações

Chamada da Cadernos de Gênero e Diversidade: "#MariellePresente: Resistências Transnacionais"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Feministas, Género

A Cadernos de Gênero e Diversidade, uma revista feminista e queer do nordeste do Brasil, convida todas e todos a enviar artigos, ensaios, entrevistas, diários de campo, relatos de experiências e outros textos para o número especial "#MariellePresente: Resistências Transnacionais". Os textos devem descrever e analisar as respostas transnacionais após o assassinato da brasileira Marielle Franco. Ela foi uma mulher negra da favela, ativista política, feminista e lésbica. Foi assassinada na esquina de uma rua do Rio de Janeiro em março de 2018. Dada a natureza política de seu assassinato, muitas ações denunciando o crime foram organizadas em todo o mundo. Ações políticas como manifestações de rua, audiências públicas, obras de arte e audiovisuais, palestras em universidades, incluindo um jardim público inaugurado em sua memória em Paris, França. Seu assassinato é entendido como uma grande perda para sua família e amigos, mas também para todas e todos nós que acreditamos em um mundo de justiça social. Essa situação pode, portanto, ser entendida como uma mudança trágica na luta por uma sociedade democrática e justa no Brasil. Desde 2016, o Brasil vê a consolidação de um projeto de injustiça e desmantelamento de tudo o que Marielle Franco acreditava. Procuramos, portanto, encontrar neste número especial especial a força de sua memória e construir, a partir da compreensão da natureza transnacional dessa luta, alternativas para enfrentar os desafios do presente.

Submissão de propostas

Os textos serão aceitos em diversos estilos, entre 05 a 20 páginas, acadêmicos e ativistas, descritivos e analíticos. Além disso, aceitaremos textos nos seguintes idiomas: português, francês, espanhol e inglês. Os textos podem ser submetidos no sistema online da revista até 31 de dezembro de 2019, através do link https://portalseer.ufba.br/index.php/cadgendiv.

Os textos serão avaliados por uma equipe envolvida em atividades organizadas em diferentes regiões do mundo e a publicação desta edição especial está prevista para julho de 2020.

Coordenação

  • Felipe Bruno Martins Fernandes (Universidade Federal da Bahia, Brésil)

  • Stéphanie Palancade (Fiertés Occitanie, France)

 

Fonte: calenda.org

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas