Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Publicações

Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Educação, Práticas Etnográficas e Interdisciplinaridade"

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Sociais, Etnografia

A Revista Cadernos de Estudos Sociais, publicação vinculada à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e ao Ministério da Educação, está com convocatória aberta para o dossiê temático "Educação, Práticas Etnográficas e Interdisciplinaridade". A iniciativa convida discentes e pesquisadores(as) a contribuírem com trabalhos que reflitam sobre as múltiplas formas de fazer etnografia no campo educacional, priorizando a pluralidade de linguagens e experimentações metodológicas.

As contribuições podem ser enviadas por discentes e pesquisadores até o dia 20 de março de 2026 através do link: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/about/submissions

Não é necessário ser vinculado à Fundaj para submeter artigos.

Os autores devem observar critérios rigorosos de autoria e formatação, garantindo que o primeiro autor possua, no mínimo, o título de mestre e que o manuscrito tenha no máximo seis coautores. Dentre as normas também está previsto que o texto deve ser original e inédito, com formatação específica determinada e especificada no link de submissão.

Organizado pelos professores Dr. Miguel Bittencourt e Dr. Wagner Lira, o dossiê busca produções que desafiem as fronteiras tradicionais do conhecimento. O interesse da publicação reside em etnografias inter e transdisciplinares que dialoguem com diferentes campos do saber e se articulem a contextos diversos, tais como:

  • Práticas educativas em ambientes acadêmicos e não acadêmicos.
  • Políticas públicas e processos formativos.
  • Memórias, oralidades e arquivos que compõem vivências sociais.

A etnografia como compromisso político

A publicação defende a etnografia não apenas como ferramenta técnica, mas como uma estratégia política e epistemológica. O objetivo é fomentar uma ciência que descreva, interprete e se comprometa com os territórios pesquisados. Conforme detalhado na convocatória, a aposta é em uma escrita realizada "com as pessoas" e não apenas "sobre elas", reconhecendo na diversidade humana novas possibilidades de viver e educar.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas