Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
Publicações

Continuidades e descontinuidades na integração regional e no regionalismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para artigos, Ciências Sociais, Sociologia

Continuidades e descontinuidades na integração regional e no regionalismo: atores domésticos, regionais e instituições

Professora Dra. Janina Onuki [1]
Professor Me. Matheus Felipe Silva [2]

Apresentação

O presente dossiê visa receber colaborações inéditas que versem sobre a contemporaneidade dos fenômenos do regionalismo e da integração regional, englobando diferentes áreas de conhecimento como Ciências Sociais, Relações Internacionais e Economia. As diferentes dinâmicas e diferentes formatos da integração regional e do regionalismo não estão limitados a regiões ou consensos sobre estruturas e formatos inequívocos, possibilitando ao presente dossiê uma compreensão mais ampla quanto a diferentes dinâmicas e possibilidades analíticas que busquem compreender esses fenômenos na contemporaneidade.

A temática se justifica na medida em que regionalismo e integração regional passaram por diferentes momentos de desenvolvimento enquanto fenômenos, sendo que o contexto atual suscita debates quanto a fragmentações e enfraquecimentos de arranjos ou a emergência de novos formatos e/ou ciclos. Para essas análises, é necessário levar em conta as engenharias institucionais vigentes e suas possíveis ou correntes mutações, assim como o engajamento de atores domésticos e regionais relevantes nesses processos.

Prazo: 16 de maio de 2020 a 13 de setembro de 2020

Envio de artigos pela plataforma https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/login.

A Revista Cadernos de Campo (E-ISSN: 2359-2419 e ISSN: 1415-0689) é editada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).


[1] Professora Titular do Instituto de Relações Internacionais da USP, coordenadora do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) e pesquisadora do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI). É diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP e coordenadora do Grupo de Relações Internacionais da Associação Latinoamericana de Ciência Política (Alacip).
[2] Professor no Instituto Agostiniano de Filosofia (IAF) de Franca SP. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara. Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento (GEICD) e da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas