Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025
Publicações

Chamada: Aletria (v. 30, n. 1) – 40 anos de Uma literatura nos trópicos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Chamada: Aletria (v. 30, n. 1) – 40 anos de Uma literatura nos trópicos: “entre-lugar”, “cosmopolitismo”, “inserção”

Ao lembrar os 40 anos de publicação do livro Uma literatura nos trópicos (1978), de Silviano Santiago, o dossiê da Aletria: Revista de Estudos de Literatura propõe o debate sobre um conjunto ainda central de temas e questões da literatura e da cultura brasileiras e latino-americanas. Se a tópica da “dependência cultural”, que define o assunto do livro em seu subtítulo, pode até parecer datada, os problemas que ela colocava permanecem, em grande medida, em aberto. A chamada "mundialização da cultura" não parece estar, de fato, gerando exatamente relações multicêntricas ou mais equitativas. Assim, mesmo que não seja exatamente a mesma, continua a existir uma geopolítica mundial da literatura e da cultura com relações e trocas assimétricas e recriação de hierarquias de vários tipos. Mas a atualidade do livro de Silviano Santiago não está apenas nos problemas substantivos com que lida, como também na forma como forja sua abordagem e análise. Seu poder de interpelação é também de ordem teórica, e pode ser testado na concepção, na fatura de texto e na análise crítica geradas de um ponto de vista muito próprio, num cerrado e criativo corpo a corpo com a literatura e com as outras linguagens artísticas e manifestações culturais tratadas no livro. É particularmente para o campo teórico, portanto, que este dossiê propõe voltar sua atenção. Busca ainda estimular a revisão de conceitos e abordagens do livro comemorado de modos não apenas contextualizados, mas também buscando articular categorias desenvolvidas em obras posteriores de Santiago, como “entre-lugar", "cosmopolitismo" e "inserção", por exemplo. Espera-se com isso proporcionar aos leitores uma visão de conjunto da notável obra teórica do crítico mineiro.

Organizadores: Profa. Dra. Eneida Maria de Souza (UFMG), Prof. Dr. André Botelho (UFRJ), Prof. Dr. Rafael Lovisi Prado (Pós-doc- CNPq)

Prazo para submissão: 1º de outubro de 2019.

As normas para submissão de trabalhos à revista Aletria mudaram. Leiam atentamente as Diretrizes para Autores antes de enviar sua contribuição.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas