Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Género, História

Revista eletrônica Em Perspectiva

Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Dossiê História e Gênero - v. 6, n.1, 2020.
Prazo para envio: 30 de agosto de 2019.

Este dossiê reunirá trabalhos que utilizem a categoria gênero, avaliando criticamente as possibilidades de sua utilização nas pesquisas em História, a partir do que vem sendo feito e do que ainda poderá ser realizado em termos teóricos e práticos. O conceito “gênero” foi incorporado com força pelas ciências humanas, no Brasil, a partir dos anos 90 do século XX, possibilitando a renovação de olhares e perspectivas teóricas em diversos campos, o que incluiu a História.

Embora o utilizem em profusão em títulos de artigos e livros são poucos as historiadoras e os historiadores que têm refletido sobre o gênero como categoria de análise, tornando-se urgente essa discussão. A partir da utilização fundamentada e historicizada da categoria gênero, em suas perspectivas interseccionais e relacionais, este dossiê busca reunir trabalhos que a partir de uma perspectiva de gênero pensem, de maneira renovada, temas da historiografia nos campos da história social e cultural em suas interrelações com o cotidiano e a política.

Enviar a submissão para o e-mail: revistaemperspectiva@gmail.com

*Obs: no assunto do e-mail deverá ser escrito o título do trabalho e a modalidade de publicação.