Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Publicações

Chamada aberta para a Revista Krypton

Início: Fim: Países: Itália

Chamada para artigos

A censura representou desde sempre um dos instrumentos privilegiados de que o Poder se serviu para exercitar uma função de controlo e enquadramento, com o objetivo de reforçar a sua legitimidade. A capacidade de filtrar informações, de gerir a sua difusão, de bloquear opiniões consideradas nocivas constitui um aspeto caraterístico não só dos regimes políticos, mas também das potências económicas, das autoridades religiosas, das elites culturais e ainda dos vértices militares. Tal força não se manifesta exclusivamente através da aberta imposição de leis, regras e cânones, com consequente aplicação de sanções; antes mediante o uso de processos mais subterrâneos, subtis, de assimilação, coletiva e individual, de códigos expressivos e comunicativos não alheios ao Poder.
 
A introjeção desta subtil forma de obséquio em certos casos é tão radicada que gera um fenómeno difuso de autocensura; ela prescinde da própria ação direta do poder, que no entanto dela beneficia abertamente, daí retirando também motivos de força e autolegitimação.
 
No decurso dos séculos, com a afirmação da sociedade de massas, caraterizada por usos e costumes (mesmo intelectuais) cada vez mais estandardizados, a censura assumiu novas formas. De certo modo adequou-se à vitória do modelo democrático e social ocidental, muitas vezes imposto mecanicamente ao resto do mundo, induzindo as realidades singulares a aceitar em esquemas, cuja recusa comportava uma dissimulada (por vezes declarada) marginalização.
 
Partindo de tais considerações, a revista Krypton. Identità, Potere, Rappresentazioni lança a sua 5ª call for papers, na convicção de que, analisando a censura nesta ótica, será possível colher aspetos novos e originais da controversa relação que une poder, indivíduo e coletividade, mesmo no condicionamento das respetivas formas de representação.
 
Os artigos, redigidos em uma das línguas aceitas por Krypton (francês, inglês, italiano, português, romeno e espanhol) deverão ser remetidos até 20 de dezembro de 2014 ao seguinte endereço eletrónico: krypton@uniroma3.it.
 
Os artigos serão submetidos a peer-review de dois pareceristas anónimos e o resultado da avaliação será comunicado aos autores em até 6 semanas contadas do recebimento do texto.
As contribuições ― que não poderão superar os 35.000 caracteres com espaços ― deverão respeitar estritamente as normas editoriais da revista.
 
Krypton 5/2015
CENSURA

 
Mais informações:
 
Chamada para artigos
Website: http://ojs.romatrepress.uniroma3.it/index.php/krypton/
 
Marco Bernardini: My censorship; CC BY-NC-SA 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas