Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
Publicações

Chamada aberta para primeira edição de 2021 da Políticas Culturais em Revista

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Política Cultural

A Políticas Culturais em Revista, publicação eletrônica da Rede de Estudos em Políticas Culturais, divulga a chamada de trabalhos para a primeira edição de 2021 (v. 14, n. 1) que, além de artigos científicos e resenhas sobre Política Cultural e temáticas correlatas, contará com o seguinte dossiê temático:

Política cultural em tempos de pandemia
 
Editores responsáveis: Alexandre Barbalho (Universidade Estadual do Ceará) e Sergio Villena Fiengo (Universidad de Costa Rica)
 
A pandemia provocada pelo Covid-19 tem impactado todos os campos da vida social, levando a uma crise sem precedentes nas formas de sociabilidade e de convívio humano, na produção econômica e na política, especialmente nas políticas públicas, entre outros aspectos. No que diz respeito à criação, circulação e fruição cultural, o isolamento social inviabilizou diversas práticas e formas de consumo coletivo dos bens simbólicos, como a ida ao cinema, museu, teatro, casa de espetáculo, livraria, biblioteca, fortalecendo a relação privada com o universo da cultura, por meio do acesso possibilitado pelas mídias digitais. Este contexto, consequentemente, colocou em uma condição de extrema vulnerabilidade a cadeia produtiva de diversos áreas da economia da cultura que procuram soluções e alternativas para se manterem atuantes. Em reação a este estado de coisas, o campo cultural vem cobrando do poder público políticas voltadas para minorar os efeitos da pandemia.
 
O presente dossiê objetiva reunir um conjunto de pesquisas e reflexões que tenham como tema a análise das políticas culturais em tempos de pandemia, a partir de múltiplas perspectivas, teorias e metodologias. Assim, serão bem-vindos artigos que abordem questões como:
  • Diagnósticos dos efeitos da pandemia na economia da cultura;
  • Processos de agendamento de políticas culturais (a nível nacional e local) voltadas para o contexto causado pela pandemia a partir da atuação de diversos agentes (artistas, empresários, políticos, mídia etc);
  • Definição e formulação das políticas culturais voltadas para o contexto causado pela pandemia;
  • Implementação das políticas culturais voltadas para o contexto causado pela pandemia;
  • Avaliação das políticas culturais voltadas para o contexto causado pela pandemia;
  • Demandas e respostas dos diversos atores do setor cultural em relação às políticas públicas para se contrapor aos impactos da pandemia.

Recebimento de artigos: até 30 de novembro de 2020, exclusivamente pelo sistema da Revista.

Mais informações no site da Políticas Culturais em Revista.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas