Sábado, 27 de Novembro de 2021
Publicações

Chamada aberta para contribuições ó livro: Terrorismo de Estado

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para livros, Estudos Latino-Americanos, História

Chamada aberta para contribuições para o livro: Terrorismo de Estado

Coordena: Grupo de Trabalho Terrorismo de Estado (Associação Internacional de Historiadores latino-americanos e do Caribe — ADHILAC | seção Brasil

Contacto: Lisandro Cañón (juliolisandro.canon@gmail.com)

O Grupo de Trabalho Terrorismo de Estado abre a suas discussões. Estas giram ao redor da natureza dos regimes ditatoriais inscritos no ciclo de golpes de Estado iniciado no Paraguai (1954) – embora ele não tenha adquirido as características assumidas a partir do golpe no Brasil em 1964 -, e finalizado com o término da ditadura Pinochet, no Chile (1990).

O ponto de partida do Grupo de Trabalho é que os regimes originados naqueles golpes, com diferenças entre si, compartem características fundamentais que permitem entendê-los como regimes de Terrorismo de Estado. O Grupo de Trabalho aspira, com esta convocatória, a fomentar o intercâmbio entre investigadoras/es é, independentemente da tradição académica de procedência, interessadas/dos nos seguintes eixos temáticos (sem prejuízo de virem a ser aceites propostas sobre outros temas ou com outros enfoques):

a) Distinção entre tipo de Estado e regime.

b)Problematizar noções e conceitos como: Terrorismo de Estado, violência estatal, violência repressiva, genocídio, ditadura de segurança nacional, ditadura civil-militar, fascismo, autoritarismo, golpe de Estado.

c) Identificar e analisar as modificações nas estruturas objetivas dos Estados (ossaturas materiais/estado restrito), tanto nos seus aparelhos repressivos como ideológicos.

d)Examinar a configuração, a duração e as práticas associadas aos regimes de terrorismo de Estado bem como as dimensões ideológicas que os inspiraram e sua evolução temporal.

e) Analisar os processos de decomposição e transição pactuada dos regimes capitalistas de exceção e a reconfiguração para regimes democrático-parlamentares burgueses.

f) Analisar as interpretações que tratam da hegemonia e sua crise; interpretações que retomam o tema do imperialismo e sua atualidade.

Convidamos todas/os as/os investigadoras/es interessadas/os a participar em qualquer um desses tópicos. As propostas devem ser remetidas ao gestor do projeto editorial (juliolisandro.canon@gmail.com) até 6 de outubro de 2021 (data final de submissão). É imprescindível que as propostas, cuja extensão mínima é de 500 palavras e máxima de 700 palavras, tenham um resumo detalhado do escopo do capítulo, assim como a temática e objetivos. A seleção das propostas (double blind review) será orientada pelo propósito de garantir o máximo de qualidade, originalidade e diversidade dos trabalhos. No dia 15 de outubro de 2021 o gestor comunicará quais as propostas selecionadas para fazerem parte do livro.

O prazo final para entrega dos textos que integrarão a obra é 31 de janeiro de 2022.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas