Sábado, 15 de Maio de 2021
Publicações

CFP: Imaginários do mar vol. III

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Literatura

Está aberta a chamada de artigos para o terceiro volume da antologia crítica Imaginários do mar, coordenado pelo IELT no âmbito da sua participação na Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”.

São simultaneamente delicados e ambiciosos os limites de uma obra que pretende reunir trabalhos sobre o Mar para lá da palavra e da escrita, e acolher reflexões, testemunhos e experiências que os apreendam e representem através do desenho ou da história ilustrada, da pintura ou da escultura, da reportagem fotográfica e do documentário filmado. Escolhendo o lugar instável e, não raras vezes, percorridos por tensões, rivalidades, cumplicidades/afinidades mais ou menos secretas, entre a escrita e a imagem, a palavra e a expressão artística, o terceiro volume da antologia crítica Imaginários do mar: O Mar ilustrado, editada em formato eletrónico (Ebook), convida autores, investigadores e editores a explorarem territórios que façam a ponte entre a história da arte e da cultura e a história da literatura e das ciência, tendo sempre por epicentro o livro. Os eixos temáticos são:

(a) O mar iluminado dos manuscritos
(b) Paratextos marítimos (capas e ilustrações de obras impressas)
(c) O romance marítimo e o livro ilustrado (Banda desenhada, Literatura infantojuvenil, História gráfica)
(d) O romance marítimo e o cinema
(e) O mar na fotografia e no documentário fotográfico
(f) O mar desenhado e pintado
(g)  O mar cartografado

Os interessados devem enviar as propostas (acompanhadas de resumo e breve nota biobibliográfica do autor) até  30 de abril para o e-mail imaginariosdomar.ielt@fcsh.unl.pt. Os artigos selecionados deverão impreterivelmente seguir as normas editoriais do IELT (enviadas oportunamente) e garantir a cedência dos direitos de autores das imagens reproduzidas. O prazo para envio das propostas finais (acompanhadas de resumo e até 5 palavras-chaves) é 30 de setembro.

A organização desta terceira antologia está a cargo dos investigadores Luís de Sousa Martins e Carlos Clamote Carreto.

[Imagem: Vítor Hugo, Les travailleurs de la mer [ed. 1882]. Fonte: gallica.bnf.fr]

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas