Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Publicações

Cadernos do Arquivo Municipal

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arquivos, Chamada para artigos, Lançamentos

Já está disponível online o número 10 da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal: A escrita e os atos: estudos de paleografia e diplomática municipais (séculos XIII-XVIII), com a coordenação do Professor Doutor Armando de Carvalho Homem, cujos artigos refletem as escritas patentes nos atos medievais e modernos do Arquivo Municipal de Lisboa e as várias diplomáticas especiais aí também detetáveis.


Chamada para artigos

Encontra-se aberto o período de receção de propostas de novos artigos para o próximo número da revista, que tem por objetivo divulgar a documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa.

Número 11
Tema: O Hospital Real de Todos-os-Santos: a saúde e a cidade na Época Moderna
 
Coordenação científica:
Edite Martins Alberto, Núcleo de Estudos do Património | DPC | DMC | CML; CHAM | FCSH, Universidade NOVA de Lisboa
Rodrigo Banha da Silva , Centro de Arqueologia de Lisboa | DPC | DMC | CML; CHAM e Departamento de História | FCSH, Universidade NOVA de Lisboa​
 

Projetado de acordo com os ideais da Modernidade, o Hospital Real de Todos-Os-Santos foi o mais importante edifício público civil de Lisboa, um complexo que emergiu paulatinamente como plataforma giratória de saberes no contexto da expansão portuguesa, mas também uma das mais poderosas instituições da cidade.

Explorando a documentação do Arquivo Municipal de Lisboa, pretende-se revisitar as relações do Hospital Grande com a cidade, a gestão da saúde e os vários poderes ali sediados, complementando o conhecimento disponível com investigação atual. O número pretende abordar a saúde na cidade em Época Moderna tendo o Hospital Real de Todos-Os-Santos como seu fulcro, nas suas múltiplas dimensões institucional, económica, médico-terapêutica, assistencial, urbana, artística e arqueológica.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas