Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
Publicações

Cadernos do Arquivo Municipal - Chamada para artigos - Indústria e operários nos séculos XIX e XX

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos

Número 13

Tema: Indústria e operários nos séculos XIX e XX

 
Se pensarmos na indústria e nos seus trabalhadores nos séculos XIX e XX temos de equacionar a sua diversidade geográfica, social e de género, os diversos ritmos do seu crescimento e as desindustrializações. Todas estas realidades históricas foram e são percebidas à luz de teorias sociais diversas. Se os artesãos tiveram um papel mais alargado do que as teorias marxistas lhe atribuíram e contrariamente às previsões o seu número não se tornou nunca residual, apesar do crescimento do operariado de fábrica, também "o adeus ao proletariado” não se realizou completamente. Uns e outros modificaram-se e renasceram nas diversas conjunturas económicas, sociais e políticas dos séculos XIX e XX.
 
Paz e guerra, progressismo, nacional-socialismo, anarco-sindicalismo, ou a social-democracia, mobilizaram os trabalhadores e a indústria de formas variadas, e muitas vezes insustentavelmente violentas. Campo e cidade tiveram os seus tempos industriais áureos em conjunturas e geografias diferentes, mas não devemos esquecer que as maiores cidades cresceram absorvendo lugares e mesmo vilas até se tornarem em metrópoles.
 
Estas são algumas das abordagens e domínios que este número visa acolher, através de artigos que contribuam para o estudo da indústria e dos operários nos séculos XIX e XX.
 
Coordenação científica:
Magda de Avelar Pinheiro
CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Os artigos serão sujeitos a dupla revisão científica, em regime de anonimato, por elementos de uma comissão externa de avaliadores.
 
A data limite para apresentação de propostas é dia 31 de janeiro de 2020.
 
Mais informações nos documentos em anexo.
 
A reprodução dos documentos do Arquivo Municipal de Lisboa necessários à elaboração dos artigos será facultada gratuitamente.
 
Para mais informações e apoio na pesquisa documental, contactar:
+351 213807100/1

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas