Cadernos do Arquivo Municipal - Chamada para artigos - Bairros de Lisboa
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Encontra-se aberto o período de receção de propostas de novos artigos para o próximo número da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal.
- Raquel Henriques da Silva (Departamento de História da Arte / FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / UNL – Universidade NOVA de Lisboa)
- Margarida Elias (IHA – Instituto de História da Arte / FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / UNL – Universidade NOVA de Lisboa)
Resumo
Em 1960, Kevin Lynch, em A Imagem da Cidade, enunciou aquela que será a melhor definição de bairro urbano: «na sua definição mais simples, é uma área de caráter homogéneo, reconhecida por indicações que são contínuas dentro desta área e descontínuas num outro local».
Carta Estratégica de Lisboa 2010-2024, 2009) e o tema tem tradição na historiografia olisiponense. Por razões diversas, alguns bairros têm sido objeto de estudos e publicações, com maior ou menor profundidade, como é o caso do Bairro Alto, Bica, Alfama, Avenidas Novas, Alvalade, Chelas e Olivais. Em 2013, foi publicado um dossier temático resultante do projeto «Bairros em Lisboa» (UAL-UNL-IHRU), onde se identificaram «mais de cem lugares que genericamente se designam por "bairro”» (Nuno Pires Soares), tendo sido escolhidos seis casos de estudo, a saber: Graça, Ajuda, Galinheiras, Campo de Ourique, Alvalade e Telheiras.
Contudo, muito ainda está por aprofundar sobre este tema, mesmo em relação aos bairros acima nomeados. Este número temático da revista Cadernos do Arquivo Municipal pretende, precisamente, promover um maior conhecimento sobre os bairros de Lisboa, sua história, arquitetura e marcas identitárias, ao longo de um tempo longo.
Questões e domínios a explorar: História de Lisboa; Urbanismo; Arquitetura; Limites e identidades; Permanências e ruturas.


