Sábado, 24 de Agosto de 2019
Publicações

Cadernos do Arquivo Municipal - Chamada para artigos - Bairros de Lisboa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos

Chamada para artigos

Encontra-se aberto o período de receção de propostas de novos artigos para o próximo número da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal.

Número 12
Tema: Bairros de Lisboa
 
Coordenação científica:
  • Raquel Henriques da Silva (Departamento de História da Arte / FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / UNL – Universidade NOVA de Lisboa)
  • Margarida Elias (IHA – Instituto de História da Arte / FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / UNL – Universidade NOVA de Lisboa)
 

Resumo

Em 1960, Kevin Lynch, em A Imagem da Cidade, enunciou aquela que será a melhor definição de bairro urbano: «na sua definição mais simples, é uma área de caráter homogéneo, reconhecida por indicações que são contínuas dentro desta área e descontínuas num outro local».

Carta Estratégica de Lisboa 2010-2024, 2009) e o tema tem tradição na historiografia olisiponense. Por razões diversas, alguns bairros têm sido objeto de estudos e publicações, com maior ou menor profundidade, como é o caso do Bairro Alto, Bica, Alfama, Avenidas Novas, Alvalade, Chelas e Olivais. Em 2013, foi publicado um dossier temático resultante do projeto «Bairros em Lisboa» (UAL-UNL-IHRU), onde se identificaram «mais de cem lugares que genericamente se designam por "bairro”» (Nuno Pires Soares), tendo sido escolhidos seis casos de estudo, a saber: Graça, Ajuda, Galinheiras, Campo de Ourique, Alvalade e Telheiras.

Contudo, muito ainda está por aprofundar sobre este tema, mesmo em relação aos bairros acima nomeados. Este número temático da revista Cadernos do Arquivo Municipal pretende, precisamente, promover um maior conhecimento sobre os bairros de Lisboa, sua história, arquitetura e marcas identitárias, ao longo de um tempo longo.

Questões e domínios a explorar: História de Lisboa; Urbanismo; Arquitetura; Limites e identidades; Permanências e ruturas. 

 
Data limite de entrega: 31 de julho de 2019
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas