Sábado, 26 de Setembro de 2020
Publicações

Cadernos de Literatura Comparada seleciona artigos sobre Literatura, Jornalismo e Jornalismo Literário

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Estudos Comparatistas, Jornalismo, Língua, Literatura

A revista Cadernos de Literatura Comparada, uma publicação do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), seleciona artigos para seu próximo dossiê temático, de número 44 (Junho de 2021). O dossiê terá como tema a relação entre literatura, jornalismo e jornalismo literário. Os resumos podem ser enviados até 31 de janeiro de 2021.

Polinização Cruzada: Literatura, Jornalismo, Jornalismo Literário

A literatura e o jornalismo interseccionam-se de muitas maneiras. Partilham aspectos que se prendem com um conjunto de tecnologias que têm em comum, da própria linguagem verbal aos recursos materiais da comunicação manuscrita, impressa e digital. Ao longo dos séculos, muitos autores literários têm sido jornalistas profissionais e aprendido com este ofício – e vice-versa. As publicações periódicas oferecem informação regular sobre a actividade literária, mesmo quando esta não constitui o seu objecto principal, e há diversas que se especializam no acompanhamento da escrita literária recente ou mais antiga por meio de recensões críticas, entrevistas, etc. Ao mesmo tempo, o jornalismo literário, entendido como um género específico de narrativa não-ficcional longa, ou jornalismo escrito com laivos de literatura, ganhou lugar de destaque e produziu um cânone de autores reconhecidos, ganhando mesmo um Nobel.

O presente número de Cadernos de Literatura Comparada concentra-se nas ligações entre literatura e jornalismo a partir de uma perspectiva internacional e plurivocal. Os organizadores acolhem artigos focados em qualquer tópico relevante para o tema geral do número, incluindo os seguintes, entre outros possíveis:

  • a literatura, o jornalismo e a profissionalização da escrita
  • a literatura, o jornalismo e a ética da escrita
  • a relação entre ficção e não-ficção
  • os géneros da literatura e os géneros do jornalismo
  • escritores (literários) e/na imprensa
  • técnicas de escrita na literatura e no jornalismo
  • escrita, ilustração, fotografia, mapas, gráficos
  • perspectivas históricas da literatura e do jornalismo
  • o escritor (literário) e o jornalista como intelectuais
  • formas de escrita, diagnóstico social e mudança social

Este número será organizado por Jorge Bastos da Silva (Universidade do Porto) e Isabel Soares (Universidade de Lisboa). A revista terá também a sua secção habitual de “Varia”. Propostas de recensões de livros podem também ser enviadas.

Mais informações através do e-mail cadernospreviewjune@gmail.com e na página da revista Cadernos de Literatura Comparada.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas