Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Publicações

Cadernos de Estudos Africanos: "Relações Europa-África" | novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Cooperação Internacional, Cultura, Estudos Africanos, Política, Sociologia

A revista Cadernos de Estudos Africanos (ISSN: 1645-3794 | e-ISSN 2182-7400), uma publicação do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL de Lisboa especializada em temáticas africanas, recebe propostas subordinadas ao tema: “Relações Europa-África”. O número será coordenado por Pedro Seabra (CEI-Iscte), Clara Carvalho (CEI-Iscte) e Inês Marques Ribeiro (CEI-Iscte), e os trabalhos podem ser enviados até 30 de maio de 2022.

Call for papers

O ano de 2022 deverá ser marcado pela Cimeira de alto-nível entre a União Europeia (UE) e a União Africana (UA) prevista para 17-18 de fevereiro, e calendarizada com o objetivo de ultrapassar uma dinâmica doador-beneficiário latente entre ambas as partes, e avançar uma resposta mais concertada perante desafios partilhados do séc. XXI. Desta forma, tal momento político servirá para simbolizar o início de uma nova parceria formal, sendo previsível um maior alinhamento da agenda de trabalhos com as tendências globais mais recentes em termos de democracia e direitos humanos, desenvolvimento e crescimento económico, alterações climáticas, paz e segurança, e digitalização. No entanto, a vontade expressa em aprofundar as relações UE-UA gera também, por si só, questões quanto à forma de melhor abarcar temas crescentemente interligados como a transição ecológica, a transformação digital, o crescimento económico sustentável ou o nexo segurança-desenvolvimento.

O próximo número dos Cadernos de Estudos Africanos visa assim fazer um ponto da situação no atual estado das relações Europa-África, realizando um balanço das principais propostas avançadas e explorando as potencialidades e desafios inerentes à definição de uma “parceria entre iguais” entre a UE e a UA. Incentivamos por isso a submissão de trabalhos originais que analisem dimensões operacionais relevantes desta relação, tais como novas tendências ao nível da cooperação para o desenvolvimento, a promoção de mecanismos inter-regionais complementares, o apoio comunitário à consolidação da APSA, as perspetivas e implicações de um acordo comercial pós-Cotonou, ou as tensões emanadas da gestão do dossier da vacinação da COVID-19, entre outras.

As contribuições, em inglês ou em português, deverão ser enviadas para cadernos.cei@iscte-iul.pt até 30 de maio de 2022, com o assunto “Relações Europa-África”. Os autores serão notificados até dia 30 de junho de 2022.

As normas de publicação estão disponíveis em: https://journals.openedition.org/cea/5121?lang=en

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas