Segunda-feira, 19 de Outubro de 2026
Publicações

Revista Njinga & Sepé abre dossiê sobre Estudos Surdos e multilinguismo

Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil

Chamada para artigos, LIBRAS, Línguas de Sinais, Linguística

A Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), recebe até 20 de dezembro de 2026 vídeo-artigos para o dossiê "Estudos Surdos e Multilinguismo de Línguas de Sinais". A publicação está prevista para fevereiro de 2027.

O dossiê acolhe pesquisas produzidas em Libras, Língua de Sinais Venezuelana, Língua de Sinais Americana, Sinais Internacionais e outras línguas de sinais, que contribuam para o campo dos Estudos Surdos e para a compreensão das dimensões linguísticas, educacionais, sociais e políticas ligadas às comunidades surdas. Entre os temas sugeridos estão o contato entre línguas sinalizadas e orais, o multilinguismo, as políticas linguísticas e educacionais, os direitos linguísticos, a educação bilíngue de surdos e a tradução e interpretação de línguas de sinais. Também são aceitos resenhas, poesias, interpretações de músicas, contação de histórias e entrevistas.

Os trabalhos devem ser apresentados integralmente em língua de sinais, em vídeos de 10 a 15 minutos, nos formatos AVI, WMV ou MP4, respeitando a estrutura de um artigo científico. Cada vídeo deve vir acompanhado de título, resumo escrito de 200 a 300 palavras, em português, espanhol, francês ou inglês, e de três a cinco palavras-chave. Vídeos com iluminação ou resolução inadequadas não serão avaliados.

A organização é de Thaisy Bentes (UFOPA), Augusto Carlos de Azerêdo (UFRR) e Darlene Seabra de Lira (UFAL). As submissões devem ser enviadas para revista.njinga.sape@unilab.edu.br.

Chamada completa: https://drive.google.com/file/d/1Hh7ZHbK9RIiaE8VvzAcQzRgwzrKqMNeE/view

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas