Sexta-feira, 25 de Setembro de 2026
Publicações

Trinta anos da Gramática do Design Visual: Linguagem em Foco prorroga chamada para número especial

Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil

Chamada para artigos, Design, Linguística, Revistas, Semiótica

A revista Linguagem em Foco, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), prorrogou até 30 de setembro de 2026 o prazo de submissão para o número especial "Gramática do Design Visual, 30 anos: presente, passado e futuro". A publicação está prevista para dezembro de 2026.

A edição celebra as três décadas de Reading Images: The Grammar of Visual Design, de Gunther Kress e Theo van Leeuwen, publicada pela primeira vez em 1996 e hoje em sua terceira edição. Considerada um marco nos estudos da multimodalidade e da semiótica social, a obra foi a primeira a discutir de forma sistemática como as imagens produzem sentido e como seus usos se transformaram ao longo do tempo. Inspirada na linguística sistêmico-funcional de Halliday, a Gramática do Design Visual (GDV) parte da ideia de que, assim como as palavras, as imagens também significam por meio de três metafunções da linguagem.

O número acolhe artigos e ensaios, em português, inglês ou espanhol, que reflitam sobre o impacto, as mudanças, as inovações e as perspectivas futuras da GDV, especialmente na era digital e da inteligência artificial. Entre os tópicos sugeridos estão a formação de professores, a educação semiótica, os materiais didáticos, a comunicação, as artes, a arquitetura, a análise crítica do discurso e as interdisciplinaridades da GDV.

A organização é de Antonia Dilamar Araújo (UECE), Vânia Soares Barbosa (UFPI) e Záira Bonfante dos Santos (UFES).

Mais informações: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/announcement/view/355
Submissões e template: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/about/submissions

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas