O português em diferentes territórios: Revista Leitura reúne estudos de linguística e literatura em dossiê
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada para artigos, Estudos de Língua Portuguesa, Linguística, Literatura, Lusofonia, Revistas
A Revista Leitura, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está recebendo artigos para o dossiê temático "A Língua Portuguesa em países lusófonos e as Perspectivas Interdisciplinares: linguística aplicada, linguística e literatura". As submissões podem ser feitas até fevereiro de 2027, e a publicação está prevista para abril de 2027.
O dossiê propõe reunir reflexões contemporâneas sobre a língua portuguesa em seus diferentes usos, contextos e territórios, colocando em diálogo a Linguística Aplicada, a Linguística e os Estudos Literários. Entre os objetivos estão estimular a circulação de pesquisas desenvolvidas em diferentes contextos institucionais e geográficos, mapear tendências atuais de investigação sobre o português e valorizar análises literárias que problematizem cânones e ampliem a visibilidade de vozes marginalizadas.
Os eixos temáticos abrangem o ensino de português como língua materna, estrangeira e segunda língua, incluindo o ensino para surdos e para indígenas, a formação de professores, os letramentos e multiletramentos, as políticas linguísticas, as tecnologias digitais, a variação e a mudança linguística, a análise do discurso, a tradução e a mediação intercultural, os estudos contrastivos entre o português e o búlgaro, a literatura em língua portuguesa e a literatura comparada no espaço lusófono.
A organização é de Rita de Cássia Souto Maior, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório, Yana Andreeva e Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu. Os trabalhos podem ser submetidos em português, inglês ou francês.
Mais informações: https://periodicos.ufal.br/revistaleitura/announcement/view/317


