Tradução e adaptação literária em dossiê: Revista Alĕre recebe artigos até 30 de maio de 2027
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada para artigos, Estudos interartes, Literatura, Tradução
A Revista Alĕre, publicada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), recebe até 30 de maio de 2027 artigos para o dossiê "Teorias e práticas de tradução e adaptação literária: linguagens, culturas, circulações e recriações", integrado ao número 35, correspondente a 2027/1.
O dossiê reúne estudos sobre tradução literária e estudos de adaptação em suas dimensões linguísticas, estéticas, culturais, históricas e interartísticas, e nas interfaces com a Literatura Comparada, os Estudos de Tradução e a Teoria Literária. São bem-vindas pesquisas sobre tradução, adaptação, transposição, reescrita e recriação de obras literárias.
Entre os temas estão fidelidade, equivalência, autoria, estilo, oralidade, humor, regionalismos e marcas culturais, além de adaptações para cinema, televisão, teatro, música, artes visuais, quadrinhos e jogos digitais. O dossiê contempla ainda circulação e recepção de obras e os processos de canonização, apropriação e ressignificação.
O dossiê é organizado por Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Tiago Marques Luiz e Patrick de Rezende Ribeiro.
Mais informações: https://periodicos.unemat.br/alere/announcement/view/194


