Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso: "60 anos de A obra de François Rabelais e a cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1965-2025)"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso
Dossiê temático: 60 anos de A obra de François Rabelais e a cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1965-2025)
O livro de M. Bakhtin sobre François Rabelais, sem dúvida sua obra mais importante e mais mobilizada, tanto nos estudos linguísticos, discursivos, literários, quanto nas ciências humanas de maneira geral, foi recentemente retraduzido, a partir do russo, por Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo: A obra de François Rabelais e a cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1965-2025). É justamente esse duplo acontecimento que motiva a organização deste dossiê: comemorar os 60 anos da publicação da obra por M. Bakhtin e o lançamento da nova tradução.
Tendo esse mote como referência, os artigos a serem submetidos a este número devem se orientar pelos eixos temáticos explicitados em: https://drive.google.com/file/d/1H1ZtaN7DXWBeiNa_ERxt2I2M2VYJGcG4/view?usp=sharing.
Editores ad Hoc:
Sheila V. C. Grillo (Universidade de São Paulo / CNPq, Brasil)
Beth Brait (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Universidade de São Paulo / CNPq, Brasil)
Normas de submissão em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/about/submissions#authorGuidelines
Prazo limite para submissão de originais: 30 de junho de 2026.
Obs.: A publicação está prevista para o v. 22, n. 3, referente ao período de julho a setembro de 2027.
Sobre a Revista
Em formato eletrônico, é um periódico bilíngue - português e inglês -, criado em 2008 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem /LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa /CNPq Linguagem, Identidade e Memória, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso. Desde 2019 publica quatro números por ano, constituídos sobretudo de artigos inéditos e resenhas redigidos por pesquisadores e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais.


