Terça-feira, 01 de Setembro de 2026
Notícias

Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes abre fase de ilustração

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Cabo Verde, Portugal

Literatura Infantil e Juvenil, Prémios

Conhecido o texto vencedor da 3.ª edição do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, "Júlio, o Rapaz Desaparecido", da autoria da luso-cabo-verdiana Paula Torres de Carvalho, estão agora abertas, de 1 de setembro a 30 de novembro de 2026, as candidaturas à fase de ilustração do prémio. A iniciativa é promovida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.

Podem concorrer autores cabo-verdianos ou estrangeiros residentes em Cabo Verde, que deverão apresentar ilustrações inéditas do conto vencedor, exclusivamente através de formulário online no site da Imprensa Nacional. O texto pode ser descarregado na página do prémio ou solicitado através do e-mail premiosliterarios@incm.pt. A avaliação dos trabalhos de ilustração ficará a cargo de um júri composto por Elisabete "Bety" Gonçalves, Tutu Sousa e André Letria.

Sobrinha do poeta cabo-verdiano Ovídio Martins, Paula Torres de Carvalho iniciou a carreira jornalística no jornal Voz di Povo, na Praia, e colaborou posteriormente em Portugal com publicações como o Público, o Expresso e o Jornal de Letras. É autora de obras como Histórias de Desencantar e Uma Vida, uma Dádiva, e dedica-se atualmente à produção de biografias e espetáculos musicais sobre a história de Cabo Verde.

A INCM e a BNCV consideram o prémio um incentivo importante à criação literária infantojuvenil cabo-verdiana, contribuindo para a preservação do património comum da língua portuguesa e para a formação de jovens leitores.

Mais informações: https://incm.pt/site/premio-literario-infantojuvenil-manuel-lopes-3-a-edicao-escolhido-o-texto-vencedor-abrem-as-candidaturas-a-fase-de-ilustracao/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas