Terça-feira, 30 de Abril de 2024
Notícias

Mostra fotográfica “Revoluções” de Uliano Lucas

Início: Fim: Países: Itália, Portugal

Fotografia

A exposição “Revoluções: Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)”, com fotografias de Uliano Lucas, inaugura na sexta-feira, dia 17 de novembro, às 15h00, na Galeria Pedro Olayo (filho) do Convento São Francisco, com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, do diretor do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Stefano Scaramuzzino, de Marta Araújo, vice-presidente do Conselho Científico do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), e de Elisa Alberani, da Cátedra António Lobo Antunes – Universidade de Milão. O fotojornalista italiano fará uma visita guiada à exposição às 15h30.

A exposição “Revoluções – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)” é a história de uma viagem feita de várias viagens. As 56 fotos reunidas, algumas inéditas, outras publicadas em Itália em catálogos fotográficos na década de 1970 ou em revistas e jornais europeus da época constituem apenas uma amostra do vasto acervo de imagens de Uliano Lucas sobre este assunto. As fotografias de Uliano Lucas são expostas pela primeira vez em Coimbra e trazem de volta ao presente memória de passados que marcaram a história do século XX.

A exposição está dividida em três partes que correspondem a três territórios fotografados por Uliano Lucas entre 1969 e 1974: a primeira secção, intitulada “Guiné-Bissau, 1969”, reúne algumas das fotos realizadas na missão que o levou às “zonas libertadas” da Guiné, a pedido do PAIGC; a segunda secção, intitulada “Angola, 1972” inclui imagens da vida quotidiana dos guerrilheiros e das guerrilheiras do MPLA; a terceira e última secção intitula-se “Portugal, 1972 e 1974” e retrata aspetos da vida quotidiana do país no período derradeiro da ditadura (1972) e os dias de festa da Revolução (1974).

O programa de inauguração da exposição vai contar, ainda, para além da visita guiada com Uliano Lucas, com a apresentação do livro “Revoluções. Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974), com fotografias de Uliano Lucas, organizado por Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo, com a chancela das Edições do Saguão. Vão estar presentes Uliano Lucas, Elisa Alberani, Miguel Cardina (CES-UC) e Rui Ribeiro (Edições do Saguão). A iniciativa está marcada para as 16h00.

“Revoluções” é uma coorganização da CM de Coimbra, através do Convento São Francisco, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Cátedra António Lobo Antunes – Universidade de Milão, do Centro de Estudos Sociais da UC (projeto CROME e iniciativa “50 anos de Abril”), das Edições do Saguão e do arquivo Uliano Lucas e tem a curadoria de Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo.

A exposição vai estar aberta ao público de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00 (última entrada às 19h30), até ao dia 17 de março de 2024. A entrada é gratuita.


Via: coimbra.pt

Créditos imagem: coimbra.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas