Sábado, 19 de Outubro de 2024
Notícias

Instituído o Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas - Ceiafrica / Unilab

Países: Brasil

Estudos Africanos

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) instituiu nesta terça-feira (17), por meio de resolução do Conselho Universitário (Consuni), o Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas (Ceiafrica). O Ceiafrica é um órgão suplementar vinculado à Reitoria para facilitar o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas relacionadas a estudos da história, da cultura e da contemporaneidade do continente africano sob todos os seus aspectos, bem como a compreensão dos processos históricos dos movimentos migratórios de seus povos e suas consequências para a formação das sociedades e culturas transatlânticas.

O centro terá uma sede nos municípios de Redenção e Acarape, no Ceará, e outra em São Francisco do Conde, na Bahia, com mesmo status institucional. Cada uma das sedes será coordenada por um comitê gestor próprio e presidido por um de seus integrantes, escolhido pelo reitor.

Entre os objetivos do Ceiafrica estão produzir e difundir conhecimentos sobre a África nos seus aspectos históricos e da contemporaneidade científica, cultural, econômica, política, social e tecnológica; produzir e difundir conhecimentos sobre os movimentos migratórios que envolveram e envolvem os povos africanos; e reunir, em um acervo permanente, informações concernentes à história e cultura dos povos africanos e sobre a África contemporânea, entre outros.

A criação do centro se baseia na própria missão institucional da Unilab, estabelecida na lei 12.289/10, em especial a de desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover extensão universitária, visando a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Confira a notícia na íntegra:

Fonte: AssCom Unilab através de Funcap