Domingo, 28 de Abril de 2024
Notícias

Evel Rocha vence 6.ª edição do Prémio Literário Arnaldo França

Países: Cabo Verde, Portugal

Literatura, Prémios

A obra Mata-me depois, da autoria do cabo-verdiano Evel Rocha, conquistou, por unanimidade do júri, a 6.ª edição do Prémio Literário Arnaldo França, atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em parceria com a Imprensa Nacional de Cabo Verde.

O texto premiado narra a jornada do filho de um antigo combatente patriota que ingressa na política, explorando as fragilidades do regime da época e a ingenuidade daqueles que acreditavam que a mudança política poderia alterar o curso do país. O autor descreve minuciosamente a atmosfera política, cultural e social de Cabo Verde.

Segundo o painel de jurados presidido pelo escritor e professor universitário Manuel Brito-Semedo, trata-se de uma obra que aborda um tema pertinente e inovador, apropriando-se de um período histórico e político pouco explorado na literatura cabo-verdiana contemporânea. Destacam a narrativa bem elaborada, com uma trama envolvente, capaz de prender e cativar o leitor desde a primeira página até o desfecho, resolvido em retrospetiva.

Vale recordar que este Prémio Literário, destinado a cidadãos cabo-verdianos ou residentes em Cabo Verde há mais de cinco anos, tem como objetivo promover a língua portuguesa e o talento literário neste país africano, além de homenagear Arnaldo França, figura destacada da literatura e cultura cabo-verdiana.

Além dos 5 mil euros correspondentes ao valor pecuniário do Prémio, Evel Rocha terá a sua obra publicada pela editora pública portuguesa, a Imprensa Nacional.

O vencedor da 6.ª edição do Prémio, nascido em março de 1967 e formado na ilha do Sal, concluiu os seus estudos liceais em São Vicente. É doutorado em Ciências Sociais (2021, Universidade do Mindelo) e em Espanhol: Literatura, Linguística e Comunicação (2023, Universidade de Valladolid, Espanha), possuindo graduações e mestrados em diversas áreas. Atualmente, é membro da Academia de Letras de Cabo Verde e exerce a função de assessor cultural do Ministério do Turismo, acumulando uma vasta experiência em cargos e funções diversas, incluindo Vereador da Cultura e Diretor do Gabinete do Ministério da Economia Marítima, além de professor universitário e conferencista internacional na área da Literatura.

Evel Rocha já publicou diversos trabalhos, incluindo poesia, romances e crónicas, consolidando uma notável carreira literária.

Mais informações no portal da Imprensa Nacional.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas