Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Notícias

CAPES cria o Programa Institucional de Pós-Doutorado

Países: Brasil

Pós-Doutoramento, Programas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) cria o Programa Institucional de Pós-Doutorado, que concederá bolsas de até três anos para aperfeiçoar a atuação de doutores e fortalecer a pós-graduação no Brasil.

A CAPES lançou o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD), que prevê a concessão de bolsas para pós-doutores, com duração de até três anos, tanto no Brasil quanto no exterior. As bolsas serão disponibilizadas por meio de instituições de ensino superior, com os recursos fornecidos pela Fundação. A medida foi oficializada com a publicação da Portaria nº 282/2024 no Diário Oficial da União e no site da Coordenação na última quinta-feira, 5 de setembro. A primeira oferta de bolsas será anunciada na semana seguinte.

O PIPD tem como principais objetivos incentivar a produção de pesquisas de alto nível, promover a permanência de doutores no Brasil, fortalecer os grupos de pesquisa nacionais, aprimorar a atuação dos doutores e impulsionar a internacionalização dos programas de pós-graduação (PPG). Essa iniciativa visa atender à crescente demanda da comunidade acadêmico-científica por mais oportunidades de estágio pós-doutoral nos últimos anos.

O funcionamento do PIPD seguirá o modelo dos demais Programas Institucionais da CAPES. Os programas de pós-graduação ficarão responsáveis pela seleção dos bolsistas, enquanto a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ou órgão equivalente) coordenará o programa na instituição de ensino superior, mantendo a comunicação com a CAPES. A Coordenação da CAPES será encarregada de definir as normas e procedimentos do programa, além de gerenciar os repasses financeiros aos bolsistas.

Toda a informação no site da CAPES, aqui.

Com CGCOM/CAPES

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas