Biblioteca Básica de Literatura Brasileira e Autores Premiados com o Prémio Camões
Início: ⋅ Países: Espanha
Por iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, no contexto do desenvolvimento da “Proposta Curricular de Literatura Brasileira” nas unidades da rede de ensino Itamaraty no exterior em 2019, elaborou-se uma lista de sugestões de 125 obras de literatura em língua portuguesa, representativa do património literário, denominada “Biblioteca Básica de Literatura em Língua Portuguesa e de Autores Prémio Camões”, que busca reiterar o carácter pluricêntrico da língua portuguesa e apoiar o trabalho dos professores de língua e literatura portuguesas.
Naquela ocasião, estabeleceu-se uma lista sugestiva de 100 obras representativas do património literário brasileiro, que foi denominada “Biblioteca Básica da Literatura Brasileira”. Tais obras procuraram percorrer a experiência literária do Brasil desde as suas origens até ao século XXI.
Para reiterar o carácter pluricêntrico da língua portuguesa, a este conjunto de cerca de 100 obras da literatura brasileira juntaram-se outros títulos de autores premiados com o Prémio Camões, o mais relevante da literatura em língua portuguesa, incluindo um título do angolano Ondjaki e três títulos de Fernando Pessoa.
Programa:
Boas-vindas:
- León de la Torre Krais, diretor-geral da Casa de América.
- Raphael Callou, diretor-geral de Cultura da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
- Manuela Júdice, Secretária-geral da Casa da América Latina, Lisboa.
- Orlando Leite Ribeiro, embaixador plenipotenciário do Brasil junto ao Reino de Espanha e ao Principado de Andorra.
Será entregue a Biblioteca Básica de Literatura Brasileira às seguintes cinco instituições:
Biblioteca do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca Entrega o prémio: Orlando Leite Ribeiro, embaixador plenipotenciário do Brasil junto ao Reino de Espanha e ao Principado de Andorra. Recebe o prémio: José Manuel Santos, diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, professor titular da área de História da América, Faculdade de Geografia e História, Universidade de Salamanca.
Biblioteca de Filologia da Universidade Complutense de Madrid Entrega o prémio: Raphael Callou, diretor-geral de Cultura da OEI. Recebe o prémio: Barbara Fraticelli, diretora do departamento de Estudos Românicos, Franceses, Italianos e Tradução da Universidade Complutense de Madrid.
Biblioteca de Filologia da Universidade Santiago de Compostela Entrega o prémio: Luiz Claudio Themudo, ministro conselheiro da Embaixada do Brasil em Espanha. Recebe o prémio: María Felisa Rodríguez Prado, coordenadora de português e secretária do departamento de Filologia Galega da Universidade de Santiago de Compostela.
Biblioteca Pública Municipal Benito Pérez Galdós Entrega o prémio: Mariana Migliari, coordenadora da Direção-Geral de Multilinguismo e Promoção das Línguas Portuguesa e Espanhola. Recebe o prémio: Mª Teresa Artigas Cano de Santayana, da Biblioteca Pública Municipal Benito Pérez Galdós.
Biblioteca Multilingue da Escola Oficial de Idiomas Jesús Maestro Entrega o prémio: Raquel Naili, chefe do setor de Cultura e Educação da Embaixada do Brasil. Recebe o prémio: Otília Brandão, coordenadora de português da Escola Oficial de Idiomas Jesús Maestro de Madrid.
Breve concerto de Edmundo Santos (voz/guitarra) e Pitú Fequer (voz/guitarra) com músicas do Brasil e de Portugal.
Repertório:
- Andar com fé (Gilberto Gil)
- Belle de Jour (Alceu Valença)
- Corsário (João Bosco/Aldir Blanc)
- Amar pelos dois (Luísa Sobral)
- Barco Negro (David Mourão) - Versão portuguesa da música "Mãe Preta" - Compositor: Caco Velho
- Aquarela (Toquinho/Maurizio Fabrizio/Vinicius de Moraes)
Data e hora: Segunda-feira, 17 de junho de 2024. 18:00. Salón Embajadores, Casa América, Plaza de la Cibeles, s/n | 28014 Madrid. Entrada livre até completar a lotação.
Fonte: casaamerica.es


