Acervo da INCM pode ser consultado no Arquivo Nacional Torre do Tombo
Países: Portugal
A 9 de junho celebra-se o Dia Internacional dos Arquivos, que promove instituições que preservam a nossa memória coletiva e individual, com base em imparcialidade, transparência e acesso universal.
Com estes princípios, a documentação do arquivo histórico da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) foi incorporada no Arquivo Nacional Torre do Tombo (ANTT) em 2022, visando melhorar a sua preservação e divulgação.
Esta documentação reflete as atividades administrativas, editoriais, gráficas, de fabrico de moedas e medalhas, de marcação de peças e socioculturais da INCM, que acompanha a história de Portugal desde o século XIII.
Respeitando o princípio de proveniência e a ordem original dos documentos, foi criado um fundo documental (INCM) com dois subfundos (Imprensa Nacional e Casa da Moeda), divididos por séries documentais e unidades de instalação, como indicado no sítio do ANTT.
Salvo restrições físicas dos livros ou pelo Regime Geral de Proteção de Dados, todos os livros estão disponíveis para consulta: desde abril de 2023 até maio deste ano, registaram-se 203 pedidos de consulta por leitores nacionais e internacionais, com um crescente interesse de novos investigadores.
O processo de incorporação e o tratamento documental do acervo da INCM foram apresentados ao público por Maria João Gaiato, durante a Semana Internacional dos Arquivos, de 3 a 7 de junho.
A INCM continuará a acompanhar a disponibilização do acervo na Torre do Tombo, prestando apoio e esclarecimentos necessários para a salvaguarda deste legado.
Com INCM «Acervo da INCM no Arquivo Nacional Torre do Tombo já pode ser consultado pelo público»


