23º edição dos Colóquios da Lusofonia
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Brasil, Galiza, Portugal, Macau
O Fundão vai acolher, pela primeira vez, entre 27 e 31 de março a AICL (Colóquios da Lusofonia na sua 23ª edição), com patrocínios da Câmara Municipal, UBI, SATA, e Direção Regional de Turismo do Governo Regional dos Açores.
Três autores açorianos foram convidados pela AICL e deslocam-se ao Fundão para divulgar a pujante literatura de matriz açoriana: Urbano Bettencourt, Brites Araújo e Susana Margarido.
Esta literatura tem sido promovida pelos Colóquios desde 2006, quer com os Cadernos de Estudos Açorianos, quer com a tradução de obras para sete línguas, com a publicação de antologias e livros destinados ao currículo regional açoriano bem como o Prémio anual da AICL Açorianidade em vários géneros (em parceria com a Editora Calendário de Letras).
Com quatro dezenas de inscritos, este Colóquio tem uma sessão especial dia 28, em parceria com a Universidade da Beira Interior, para a qual foram convidadas várias personalidades de universidades portuguesas. O convidado Professor Adriano Moreira (por absoluta incompatibilidade de agenda) far-se-á representar pelo Almirante Rebelo Duarte.
Neste colóquio serão abordados temas como a Lusofonia e Língua Portuguesa, Açorianidades e Tradutologia. Haverá – para além das sessões científicas – dois recitais do Cancioneiro Açoriano pela Diretora do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Ana Paula Andrade, ao piano, acompanhada ao violino e violoncelo, sessões de poesia da Galiza e dos Açores, a atuação da Academia Sénior do Fundão, do Grupo de Acordeões da Academia de Música e Dança do Fundão, estando o colóquio integrado nas sessões da Quadragésima com teatro e um concerto Sabat Mater. Uma sessão será dedicada à Galiza e ao ensino do Português.
As 10 regiões e países representados são: Alemanha, Açores, Austrália, Brasil, Canadá, Galiza, Portugal, Estado de Rio Grande do Sul, Estado de Santa Catarina, Macau, Estado do Rio de Janeiro, incluindo 5 representantes das três academias de língua portuguesa.
As sessões são abertas ao público. Todas as informações em http://lusofonia2008.com.sapo.pt/
Relacionado:
http://plataforma9.com/congresso/23o-coloquio-da-lusofonia-sera-realizado-fundao/


