Domingo, 15 de Dezembro de 2019
Formação

Workshop de História Oral: como entrevistar um testemunho — a prática etnográfica e a prática cinematográfica

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

História oral, Workshops

Workshop organizado no âmbito das atividades do projeto “Palavras em Movimento: Testemunho Vivo do Património Cinematográfico“, coordenado por Raquel Rato.

Tema do Workshop

O curso visa aprofundar um interesse pelo documentário e filme etnográfico nas perspetivas da recolha e da História Oral, do trabalho nas áreas da museologia, nas áreas artísticas e na vertente académica, da pesquisa etnográfica e histórica. As narrativas constituem-se como uma área de investigação que neste curso assume grande aplicabilidade prática ao alcançar uma vertente oficinal na qual os formandos poderão criar conteúdos da sua área de interesses. Esta formação irá tratar da escrita e planeamento de um projeto visual baseado na história oral, assim como das técnicas de investigação para a conceção de narrativas, a partir de exemplos práticos e de projetos realizados e terminados e a partir de ideias trazidas pelos participantes destas sessões. Tendo em conta o visionamento de excertos de filmes – em especial de realizadores como Eduardo Coutinho, Heddy Honnigmann, Nicholas Philibert, entre outros – assim como a apresentação de projetos e guiões, serão fornecidas e discutidas pistas para avançar para um projeto escrito, a partir de estratégias de produção nacionais ou internacionais. Serão ainda discutidos os vários dispositivos cinematográficos envolvidos na recolha de testemunhos orais, com vista ao planeamento e realização de entrevistas, registo de conversas, recolha de arquivos pessoais e coletivos. Este workshop, com uma vertente prática e de discussão, faz uma incursão no filme etnográfico e no documentário, abrindo perspetivas para a sua realização. As aulas serão sempre acompanhadas de visionamento de filmes, tomando a forma de seminários com discussão dos temas fundamentais tanto práticos como teóricos: estilos cinematográficos, linguagem e ética. Ao longo das sessões, cada participante desenvolverá o seu projeto, que pode estar em curso ou ser iniciado no âmbito desta formação.

Objectivos

  1. Estimular a aprendizagem do olhar e da relativização metodológica a propósito de diferentes estratégias e dispositivos cinematográficos presentes no cinema documental criativo, em especial aquele que trata a História Oral.
  2. Destacar questões ligadas aos conceitos de evidência, arquivo, verdade, éticas e políticas da visibilidade no Documentário ensaístico e artístico.

Programa

A formação inclui exposição de matéria e apresentação de excertos de filmes, analisados pela formadora, Catarina Alves da Costa, seguidos de discussão coletiva. As aulas terão a forma de seminário, permitindo a troca de reflexões em torno das matérias do programa.

– Génese e desenvolvimento da ideia de Evidência: a veia documental do cinema de viagens e etnográfico, do filme experimental, do documentário sociológico, do cinema autobiográfico, da etnoficção e do trabalho com arquivos visuais e sonoros.
– Linguagem no documentário contemporâneo: análise de discursos e discussão da práxis e dos dispositivos de realização cinematográfica.
– Documentário de autor, limites e possibilidades.
– Estratégias possíveis: o poético, o imersivo, o diarístico, o arquivo.
– Usos do discurso: observacional, usos da entrevista, comentário em off.
– Narrativas visuais: discussão sobre a questão da palavra, do testemunho oral e da recolha de informação a partir de registos em vídeo e som.
– Metodologias das ciências sociais usadas nas artes e no documentário.
– O trabalho de pesquisa a partir de arquivos, literatura, arte e fotografia.
– Escrita do guião da entrevista ou da recolha oral (motivação pessoal, tratamento, sinopse, guião).
– Construção narrativa, descrição de cenas, estilo cinematográfico.

Bibliografia

Textos, excertos de

– BERREBI, Sophie, 2014, The Shape of Evidence. Contemporary Art and the Document. Ed. Valiz, Amsterdam
– NICHOLS, Bill, 2016, Speaking Truths with Film. Evidence, Ethics, Politics in Documentary, University of California Press
– ROSENTHAL, Alan (ed) / CORNER, John (ed), 2005, New Challenges for Documentary, Manchester, Manchester University Press
– WINSTON, Brian, (et al.), 2017, The Act of Documenting. Documentary Film in the 21st Centur. Bloomsbury

Formadora: Catarina Alves Costa (CRIA)

Datas e horário:

3 e 4 de Outubro
Manhã: 9h30 – 13h00
Tarde: 14h00 – 17h30

Local: NOVA FCSH, Lisboa

Período de inscrição (vagas limitadas a 25 pessoas): de 26 de Julho a 13 de Setembro

Preço:  10 euros

Pagamento:

O pagamento deve ser feito por transferência bancária e o comprovativo remetido por email para workshop.historia.oral@gmail.com, com a indicação do NIF para emissão de factura.

NIB/IBAN: PT50 0781 0112 0000 0006 3998 0
BIC/SWIFT: IGCPPTPL

Email de inscrição: workshop.historia.oral@gmail.com

Coordenação:  Raquel Rato (IHC – NOVA FCSH), com apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian

Página web

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas