Escola de formação em Wikisource e Transkribus decorre na FLUP em setembro
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Realiza-se entre os dias 21 e 23 de setembro de 2026, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a escola de formação "From Digitised Pages to Reusable Texts: A Wikisource and Transkribus Training School for Digital Humanities". O evento presencial, com a duração de três dias, oferece uma visão abrangente sobre o uso do Wikisource, do Transkribus e de outras ferramentas de humanidades digitais na criação, melhoria e reutilização de textos provenientes de coleções do património cultural.
A formação apresenta o Wikisource como plataforma de transcrição de acesso aberto, integrada com a ferramenta de reconhecimento de texto manuscrito Transkribus, no âmbito de um acordo com a Wikimedia. O programa dá particular atenção a dicionários e outro património documental em português, latim e outras línguas europeias, incluindo atividades práticas de transcrição, revisão, estruturação de textos e trabalho com metadados, bem como elementos de ciência cidadã aplicados a projetos de envolvimento público.
A formação é assegurada por Nicolas Vigneron, Ana Salgado, André Barbosa e Hervé Baudry, do CHAM, NOVA FCSH, e é organizada por diversas instituições, entre as quais o Centre for Digital Culture and Innovation (CODA), o CHAM, o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) e a FLUP, com financiamento da DARIAH ERIC.
Está disponível um número limitado de bolsas de estudo para participantes que viajem de locais a mais de 100 quilómetros do Porto, com apoio da DARIAH ERIC e da Wikimedia Portugal. O número máximo de participantes é de trinta. O prazo de candidatura a bolsa termina a 30 de agosto de 2026, e a inscrição sem apoio financeiro a 14 de setembro de 2026.
Mais informações: https://cham.fcsh.unl.pt/actividades-detalhe.php?p=5860.


