Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Formação

Programa Formativo sobre memória e patrimônio na Rede de Museus-Casas Literários

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Gestão cultural, Literatura, Memória , Património

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade adotam o conceito “Compondo memórias” para suas programações ao longo de 2020

Com inscrições já abertas, os três museus, que compõem a Rede de Museus-Casas Literários, promoverão cursos, oficina e Programa Formativo sobre diversos aspectos da memória e patrimônio

Comprometidos com a difusão e formação literária, a preservação da memória é um aspecto presente nos Museus-Casas Literários de São Paulo, tanto em relação aos seus acervos como à vida e à obra de seus respectivos patronos. Além disso, é missão dos museus preservar objetivos para o futuro a partir da produção de memórias por meio de suas ações. Assim, com base no conceito “Compondo memórias”, a Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade desenvolverão em suas programações, ao longo de 2020, reflexões sobre a história das expressões artísticas e culturais e buscarão identificar tendências nos campos da literatura (e da tradução literária), do cinema, da música e outras linguagens.

A partir de 3 de março, a Casa Mário realiza o curso “Mazzaropi e outros caipiras”. Ministradas pelo jornalista, escritor e roteirista Matheus Trunk, as aulas trazem discussões sobre a representação do tipo popular do interior do estado de São Paulo: o caipira, o matuto, o roceiro, passando pelas representações na pintura de Almeida Júnior (1850-1889); na música de Cornélio Pires (1884-1958) e Ariovaldo Pires (1907-1979); e no cinema de Amácio Mazzaroppi (1912-1981). Para participar é necessário se inscrever pelo site do museu até 2/3: https://bit.ly/38E59Xb.

Com inscrições também abertas, o Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade realiza a primeira edição do Programa Formativo sobre Patrimônio, Memória e Gestão Cultural. Com duração de 5 meses, o Programa é composto por cursos e atividades relacionados à preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro, área à qual Mário também se dedicou. As aulas acontecem, semanalmente, às terças e quintas e, quinzenalmente, aos sábados. O processo seletivo segue até 3 de março e, para participar, o candidato deverá preencher uma ficha de inscrição, disponível no site do museu, e enviar juntamente com uma carta de intenção e currículo para contato@casamariodeandrade.org.br. O programa completo, informações sobre valores e ficha de inscrição estão disponíveis em: https://bit.ly/39Q5l66. Os encontros ocorrerão entre 7 de abril a 19 de setembro.

Na Casa das Rosas, no primeiro fim de semana de março, acontece a oficina de escrita “Memória: Um Território em Disputa”. A partir da investigação do espaço do museu em busca de presenças e ausências, a atividade convida os participantes a refletirem sobre a memória como um território de poder como estímulo para o exercício de criação e construção de narrativas. As inscrições podem ser feitas a partir de 15 de fevereiro presencialmente, na recepção do museu, ou on-line, pelo link: https://bit.ly/36HIDeC. A oficina será aplicada nos dias 7 e 8 de março.

Entre 18 e 20 de março, acontece na Casa Guilherme de Almeida a oficina “Arqueologia da tradução: a epigrafia como testemunho tradutório”. A oficina abordará os princípios da epigrafia, uma ciência auxiliar da história que investiga antigas inscrições, e o processo de decifração destas. Serão apresentadas epígrafes de todo o mundo à luz da tradução, já que esses registros demonstram que o ofício do tradutor, seja na função de escriba ou copista, é milenar e sempre foi indispensável como mediação intercultural. Inscrições até 17/03: https://bit.ly/2PPYvV5.

A Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis. A seguir, confira os prazos de inscrição e as datas das atividades de cada museu.

SERVIÇO:

Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda

(11) 3666-5803 | 3826-4085 | http://www.casamariodeandrade.org.br/


Curso - Mazzaropi e outros caipiras, com Com Matheus Trunk

3 a 24 de março. Terças-feiras, das 19h às 21h.

40 vagas. Grátis. Inscrições até 2 de março, pelo link: https://bit.ly/38E59Xb.


Programa Formativo sobre Patrimônio, Memória e Gestão Cultural

7 de abril a 19 de setembro. Terças e quintas, das 19h às 21h, e aos sábados, das 10h às 17h.

50 vagas. Inscrições: enviar ficha de inscrição, disponível no site do museu, carta de intenção e currículo para contato@casamariodeandrade.org.br até 3 de março. Taxa única de inscrição: R$300,00. Programa completo e ficha de inscrição disponíveis em: https://bit.ly/39Q5l66.

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo/SP

(11) 3285.6986 | 3288.9447 | http://www.casadasrosas.org.br/


Oficina - Memória: Um Território em Disputa, Com Blenda Souto Maior

7 e 8 de março. Sábado e domingo, das 14h30 às 17h.

15 vagas. Grátis. Inscrições a partir de 15 de fevereiro, presencialmente, na recepção do museu, ou on-line, pelo link: https://bit.ly/36HIDeC.

Casa Guilherme de Almeida | Museu: R. Macapá, 187 – Sumaré; Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
55 11 3673-1883 | 3803-8525 | http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas