OEI oferece 3 bolsas de estudo para a Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) oferece 3 bolsas de estudo para a nova edição do Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina.
O Curso é promovido pelo Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), em parceria com o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
Esta formação funcionará em regime presencial, nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Terá início no dia 8 de março e prolonga-se até 21 de junho, podendo ser acompanhado em horário diurno ou pós-laboral.
Reunindo um reputado grupo de especialistas, este curso tem por objetivos:
- Conhecer e compreender as especificidades da América Latina: Evolução histórica, fronteiras regionais, Estados e subsistemas
- Estudar o Sistema Interamericano: conceito; origens; processo de institucionalização
- Estudar e compreender os processos de integração regionais
- Identificar, estudar e compreender os focos de conflitualidade na região, os diferendos entre estados, e a criminalidade
- Promover a análise profunda das Relações Internacionais da América Latina, com destaque para as Relações América Latina – EUA, América Latina – União Europeia, América Latina – China, e América Latina – Portugal.
A seleção terá como critério o mérito curricular. O júri é composto por Nancy Gomes, professora da Universidade Autónoma de Lisboa e coordenadora do Curso, e pela diretora do escritório da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho.
Podem candidatar-se todas as pessoas interessadas em aprofundar conhecimentos sobre a região, desde estudantes de Ensino Superior a jornalistas, trabalhadores nas áreas de Relações Internacionais, Economia, Defesa ou Administração Interna.
Os interessados em candidatar-se à bolsa devem preencher o formulário disponível no site da Cátedra de Estudos Ibero-americanos até ao final do período de inscrições: 8 de março.
Mais informações e candidaturas no site da OEI, aqui.