Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
Formação

III Workshop de Pesquisa “Violência política e repressão transnacional”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Espanha, Portugal

História

III Workshop de Pesquisa “Violência política e repressão transnacional”

Coordenação: Profª Drª Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro (DHC/UNED/Madrid)

Objetivos: Recuperar e preservar a memória sobre a violência política na Espanha nos anos de 1930 e 1940. Reconstituir a rede de perseguição que se formou no exterior por meio das embaixadas e consulados franquistas nos países europeus e latino-americanos, no período de 1936 a 1945. Analisar o lugar da diplomacia no sistema repressivo. Estudar seus instrumentos e práticas através da leitura crítica de fontes diplomáticas e policiais de distintos países, e sob a perspectiva transnacional.

Atividades: Realizar estágio em investigação histórica e análise crítica de fontes primárias de arquivos espanhóis e estrangeiros; registrar casos de cidadãos espanhóis perseguidos em países latino-americanos (Brasil) e europeus (Portugal); selecionar dados sobre graves violações de direitos humanos praticadas naquele período; e apresentar paper.

Público-alvo: Alunos de graduação, pós-graduação, graduados da UNED, Universidade de São Paulo/Brasil e demais instituições.

Inscrições: de 23 de agosto a 21 de outubro de 2023, por e-mail para: mcardoso@geo.uned.es e tallerviolenciapolitica@gmail.com. No campo assunto, inserir INSCRIÇÃO III WORKSHOP. Enviar o currículo. Informar o nome completo, a instituição de vínculo (titulação), cidade e país de residência, e-mail e telefone para contato. Vagas limitadas.

IMPORTANTE: Para realizar o estágio é obrigatória a participação no III Curso de Capacitação Técnica (treinamento) e nas Visitas Técnicas. O Workshop será ministrado nas modalidades presencial (16 a 19 de outubro e 6 a 9 de novembro) e semipresencial (16 a 19 de outubro) junto ao Arquivo Público do Estado de São Paulo (Rua Voluntários da Pátria, 596, São Paulo/SP/Brasil), ao Arquivo General da Administração (Paseo de Aguadores, s/n, Alcalá de Henares/ES), ao Arquivo Nacional Torre do Tombo/PT e ao Arquivo Histórico-Diplomático/PT. Serão expedidos certificados de assistência ao curso (12h), que é gratuito, às visitas (4h) e de estágio (mínimo de 20h).

Mais informações: https://www.uned.es/universidad/facultades/departamentos/historia-contemporanea.html

Esta atividade está organizada pela Faculdade de Geografia e História da UNED e pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo. Têm os apoios internacionais dos centros da UNED no exterior (Lisboa, São Paulo, México e Buenos Aires), da Cátedra Canárias-América da UNED de Tenerife, do Arquivo Geral da Administração da Espanha, do Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal, e do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas