Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Formação

I Escola Brasileira de Retórica: Eloquência Clássica e Jesuítica

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Retórica

I Escola Brasileira de Retórica: Eloquência Clássica e Jesuítica

Data: 27 a 31 de outubro de 2025

Local: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Organização: FAJE, UFMG e parceiros institucionais

A I Escola Brasileira de Retórica: Eloquência Clássica e Jesuítica será realizada entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025, em Belo Horizonte. O evento inaugura uma série de encontros regulares, dedicados ao estudo da história da retórica desde a Antiguidade greco-romana até a modernidade, com especial atenção à tradição jesuítica.

Ao longo de cinco dias, a programação inclui dois seminários de 15 horas cada, além de visitas guiadas ao setor de obras raras da biblioteca da FAJE e uma excursão ao Instituto Inhotim. Foram convidadas como docentes as professoras Ana Lúcia Machado Oliveira (UERJ) e Sophie Conte (Universidade de Reims Champagne-Ardenne), ambas reconhecidas internacionalmente pelos seus trabalhos na área da retórica e da tradição jesuítica.

Serão disponibilizadas 45 vagas: 15 com bolsas integrais (incluindo ajuda de custo e hospedagem para estudantes de fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte) e 30 para o público local. As bolsas são financiadas pela International Society for the History of Rhetoric (ISHR), e a hospedagem é oferecida pela FAJE.

Processo de inscrição

Período de inscrições: 10 a 25 de setembro de 2025

Resultado da seleção de bolsistas: 2 de outubro de 2025

Formulário para bolsas (online): aceda aqui

Inscrições gerais (presenciais): Portaria da FAJE – Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127, Bairro Planalto, Belo Horizonte.

Público-alvo

Estudantes de graduação, mestrado e doutoramento com pesquisas em retórica e áreas afins, bem como todas as pessoas interessadas no tema.

Mais informações disponíveis em: página do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação — RETORAR.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas