Escola de Outono “Construir pontes em tempos de crise: Troca de conhecimento sobre ciência e tecnologia”
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Escola de Outono
20-21 de novembro de 2024 | Lisboa
A Escola de Outono “Construir pontes em tempos de crise: Troca de conhecimento sobre ciência e tecnologia” dedica-se a promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre estudantes de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento e académicos em início de carreira que trabalham no domínio dos estudos de ciência e tecnologia e com tópicos associados ao conhecimento, ciência e tecnologia.
Pretende ser um evento multidisciplinar que acolha investigadores com formações diversas, incluindo estudos sociais da ciência e tecnologia, sociologia, antropologia, ciência política, geografia humana, história, filosofia, estudos de comunicação e media, economia política e avaliação de tecnologia.
A Escola tem como objetivo fornecer uma plataforma para investigadores em início de carreira assistirem a sessões de especialistas, apresentarem a sua investigação e receberem feedback detalhado, estabelecerem e/ou consolidarem redes profissionais e académicas, compartilharem perspetivas e envolverem-se em discussões com colegas em diversas fases de carreira. As sessões irão incluir temas como estratégias de publicação, desenvolvimento de carreira dentro e fora da academia e assimetrias de poder no contexto académico.
Pretendemos discutir as potenciais articulações dos estudos estudos da ciência e tecnologia com as crises locais e globais, à luz de temas como o clima e a biodiversidade, a habitação, o trabalho, a saúde, a educação, a migração, a segurança social, o discurso público, as democracias liberais, a segurança e a guerra. Pretende-se ainda estimular um debate amplo com os estudos sociais da ciência e tecnologia sobre o Sul e o Norte Global. A escola pretende, assim, contribuir para a discussão de como os estudos sociais da ciência e tecnologia podem ter um potencial subexplorado para confrontar, refletir criticamente e envolver-se construtivamente com processos e situações complexas decorrentes e/ou associadas a desigualdades e injustiças sociais; crises, incertezas, expectativas e riscos; ignorância e resignação.
Os resumos deverão ser submetidos para conhecimento@aps.pt até 30 de junho de 2024
Mais informações no site da Associação Portuguesa de Sociologia, aqui.


