Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Formação

Abertura de pré-candidaturas para o Doutoramento em Estudos Globais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Doutoramento

Numa altura em que se alinham estratégias para o futuro na investigação, com a prorrogação dos prazos do Concurso FCT de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020, vimos anunciar a abertura de pré-candidaturas para o Doutoramento em Estudos Globais da Universidade Aberta.

Assente na relação entre investigação e ensino, o Doutoramento em Estudos Globais (DEG) tem por objeto o mundo em dinâmica de globalização. A natureza, intensidade e velocidade das interconexões entre os povos, as economias, as culturas e o ambiente suscitam oportunidades, mas também problemas e riscos à nossa coexistência, carecendo de novos instrumentos cognitivos e operativos. Assim, dinamiza-se uma área de estudos ainda emergente em Portugal e nos países falantes de língua portuguesa, tendo por referência os “global studies”, de acordo com recomendações de instâncias mundiais, nomeadamente da UNESCO. 

Articulando, numa perspetiva interdisciplinar, saberes das Ciências Sociais, das Humanidades, do Ambiente e da Educação, o DEG promove uma formação avançada que prepare quadros para lidar com os grandes temas, problemas e vias alternativas associados ao processo de globalização, criando conhecimento crítico e capacidade de intervenção no âmbito da construção de uma sociedade global sustentável eco-socio-culturalmente. 

O objetivo de um Curso cujo foco é os Estudos Globais é o de dotar os estudantes de capacidades para a compreensão e a resolução de problemas de uma perspetiva internacional e global. Este grande objetivo assenta num programa multifacetado e não hegemónico, aplicado a contextos globais nos quais as sociedades são perspetivadas como subsistemas do mundo global interdependente, tendo em vista a justiça social.

Com essa motivação, serão capazes de assumir a direção e a gestão de projetos de investigação, ensino e desenvolvimento em cenários de uso, exploração e experimentação do digital às organizações, demonstrando a capacidade de produção de conhecimentos teóricos e práticos nas áreas científicas deste programa de doutoramento, gerando e multiplicando investigações científicas, adequadas à sociedade e ao meio académico nacional e internacional.

Um doutor em Estudos Globais deverá ser capaz, adicionalmente, de liderar projetos de experimentação/investigação de conceção/investigação-ação neste domínio, levando a cabo processos de mudança que considerem fortemente a utilização das plataformas e redes, considerando os domínios de intervenção nas organizações, em geral, mas também na sociedade, junto de grupos e dos indivíduos, em especial.

Os estudantes deverão ser capazes de ter um pensamento complexo que, em vez de sobrepor, articula os saberes e reaproxima a teoria e a prática numa abordagem transdisciplinar.

Este Curso adota uma abordagem que se pretende equilibrada no que diz respeito às áreas científicas que o compõem, comparável apenas parcelarmente com outros 2-3 cursos de doutoramento oferecidos no espaço Europeu. Por outro lado, ao funcionar em modo de Ensino a Distância online, este doutoramento adota um caráter pioneiro, acessível a doutorandos inseridos no mercado de trabalho e com necessidade de formação para a resolução de problemas globais.

Os potenciais candidatos interessados ao programa de Doutoramento em Estudos Globais (DEG), que reúnam condições e entendam por bem concorrer ao concurso de bolsas da FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/individuais2020.phtml.pt), terão todo o apoio e incentivo do nosso secretariado e da equipa de docentes para este efeito. A necessária preparação do projeto para este concurso, independentemente de se vir a ser ganhador, será per si um excelente exercício para ajudar à conceção do projeto de tese provisório que se recomenda que seja apresentado juntamente com a candidatura ao Doutoramento em Estudos Globais.  

 

Contactos:

Cristiana Lucas Silva | Cristiana.Silva@uab.pt ||

doutoramentoestudosglobais.dcsg@uab.pt | (+351) 914 750 376

Informações:

http://cidh-global.org/doutoramento-em-estudos-globais/

Guia Informativo: http://www2.uab.pt/guiainformativo/detailcursos.php?curso=103

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas