Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Formação

Curso de Verão - Museologia e Música (2ª edição) – Património Artístico Musical de Museus Portugueses

Início: Fim: Países: Portugal

Museus e Bibliotecas, Música, Musicologia, Património

Curso de Verão da Universidade NOVA de Lisboa, FCSH.

São objetivos do curso fornecer ferramentas que permitam proceder ao estudo cientificamente correto de motivos musicais em obras de arte com particular ênfase no património de Museus Portugueses. Este curso é destinado a técnicos de museus e a colecionadores particulares, investigadores e professores (ensinos básico, secundário e superior) que pretendam alargar a sua área de conhecimento ao nível musical e musicológico e a um público generalista que pretenda obter conhecimento sobre o tema proposto. Serão analisadas e trabalhadas ao pormenor obras de arte de referência selecionadas para este curso em particular, que se encontram em coleções dignas de registo, trabalhando-se ao nível da iconografia musical, organologia, museologia e história da música.

Programa

a) Iconografia Musical e Organologia (2º módulo). No que concerne ao primeiro tópico, será abordada a Iconografia Musical no âmbito do colecionismo público vs privado. Pretende-se analisar a presença de objetos artísticos com música e instrumentos musicais em museus públicos e em coleções que não estão acessíveis ao público. Analisar-se-á o seu tratamento científico e a sua exposição pública, num dos casos, e a sua exposição privada, no outro. Particular atenção será dada ao tipo de tratamento (analítico, conceptual, museológico) que deve ser dado a este tipo de objetos, de acordo com aproximações científicas e museológicas atuais. No âmbito da Organologia, será feita uma abordagem incisiva ao nível de estudos de caso, nomeadamente a análise de aspetos técnicos, históricos e de funcionamento de todos os instrumentos musicais enunciados na alínea b).

b) Temas com Música na arte portuguesa (estudos de caso); A seleção de obras a analisar pretende ser diversa, por forma a permitir ao formando a aquisição de um leque de competências variadas. É uma amostra que pretende ser também o mais completa possível, no que concerne à geografia dos Museus e coleções com objetos de música em Portugal.

 

Datas: 5 a 7 de agosto | dias úteis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00
Docente Responsável: Luzia Aurora Rocha
Áreas: História da Arte e Estudos Artísticos e História, Património e Cultura
Creditação para professores do Ensino Básico e Secundário: Aguarda Despacho do CCPFC

 

Mais informações: http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/escola-de-verao/cursos-2019

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas