Curso de extensão Teoria Literária: aspectos introdutórios
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil, México
Curso de extensão Teoria Literária: aspectos introdutórios
Este curso pretende pensar aspectos da teoria literária e das literaturas de língua portuguesa. Nosso foco será na ideia de nação, identidade, colonialidade no Brasil, em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa. A ementa completa será divulgada aos inscritos ao término do período de inscrições. As aulas ocorrerão nos dias 12, 19 e 26 de março e 2 de abril das 08h às 12h perfazendo 20h (4h assíncronas) Para que a turma ocorra é necessário no mínimo 5 inscritos. Caso não tenha este número, devolvemos o valor da inscrição.
Certificado pelo IFNOPAP/UFPA, GT de Literatura Oral e Popular da Anpoll e Laboratorio Nacional de Materiales Orales da Universidade Nacional Autonoma do Mexico.
Ministrante: Dra Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras - Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC) e Licenciada em Letras - Português, Francês e Respectivas Literaturas (FURG).É autora do livro Cybernarrativa Pós-Contemporânea: pensando o narrador oral urbano-digital (APPRIS, 2018). Interessa-se por pesquisas que versem sobre as seguintes temáticas: decolonialidade, materiais orais, representação, literaturas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais e no estudo de narrativas orais urbano-digitais no que se relaciona aos novos media e às materialidades da literatura. Ministrante de cursos livres na área, já tendo sido convidada a realizá-los nas seguintes instituições: Universidade de Coimbra, numa promoção do IEB e do Programa de Materialidades da Literatura, UFRJ, UFRGS e UNEB em diferentes campis. É Membro Efetiva do Grupo de Trabalho Literatura Oral e Popular da Anpoll, o qual coordenou no biênio 2016-2018. É pesquisadora do Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial - NUTOPIA, liderado pelo Prof. Dr. Ari Lima e do GLICAM ( Grupo de Estudos Linguagens, Culturas e Ambientes do IFBAIANO - Campus Valença, liderado pela prof. Dra Ionã Scarante. Desde julho de 2019 é investigadora do Laboratório Nacional de Materiales Orales (LANMO) da Universidade Autónoma do México, Campus Morelia e embaixadora da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Materiais Orais no Brasil. Dentre suas funções está a de possibilitar vínculos entre a Rede e distintas instituições de educação superior e de caráter cultural no Brasil e/ou outros países da Europa e América Latina, além de propor atividades conjuntas, tais como: intercâmbio acadêmico, mobilidade estudantil, organização de eventos, entre outras. Revisora e parecerista de periódicos, foi pós-doutoranda PNPD/Capes na Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, Campus II, entre os anos de 2014 e 2019 onde colaborou em disciplinas do Mestrado em Crítica Cultural, além de participar de bancas de mestrado. Entre 2019 e 2021, exerceu o cargo de professora EBTT de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBaiano - no Campus de Santa Inês, no qual ministrou disciplinas de língua portuguesa e literatura para os cursos técnicos integrados de Agropecuária, Zootecnia, Proeja e Superior em Geografia. Coordena o Projeto Pesquisa Poéticas Orais e Pensamento Decolonial: perspectivas teóricas e metodológicas (LANMO-UNAM/ 2020-2023), é pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos de Cultura (CLAEC) e realiza seu segundo estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina sob a supervisão da Dra Simone Pereira Schmidt pesquisando os feminismos decoloniais nos slams de poesia para e de mulheres em Angola, México e Moçambique.
Inscriçoes e informaçoes: linktr.ee/poeticasedecolonial


