CES Winter School: Resistências anticoloniais e racismo institucional
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Espanha, Portugal
CES Winter School
Resistências anticoloniais e racismo institucional
10 a 13 de novembro de 2022
Centro Cultural ESPACIO AFRO (C/ Cáceres, 49), Madrid [Espanha]
Inscrições abertas até 10 outubro
A Escola de Inverno “Resistências anticoloniais e racismo institucional” pretende proporcionar um espaço de debate transdisciplinar e transnacional sobre o (anti-)racismo e seus diversos desdobramentos nos contextos latino-americanos e europeus a partir de metodologias participativas.
A Escola foge dos debates abstratos e tenta abordar a luta antirracista como um projeto político em confronto aberto com os legados coloniais e as atuais estruturas de poder instaladas nas lógicas da modernidade europeia, prestando especial atenção às várias maneiras pelas quais os movimentos de resistência anticolonial continuam sendo enfrentados hoje. Para tal, o debate será orientado a partir de três eixos centrais:
- Narrativas nacionais sobre o racismo (circunscrito no estado Nação);
- Normalidade versus excecionalidade do racismo;
- Resistências anticoloniais e antirracismo político.
A proposta da Escola de Inverno “Resistências anticoloniais e racismo institucional” terá, portanto, como temáticas centrais: (pós)colonialismo, produção de conhecimento e memória social; gramáticas de dignidade humana e justiça racial; as lutas contra o racismo institucional e pensamento decolonial.
Área(s) temática(s)do curso: Anticiganismo, antinegritude; eurocentrismo e produção de conhecimento; estado racial, lutas legais, resistência, violência policial.
Público-alvo
Com o objetivo de ampliar o debate entre o movimento social antirracista e a academia, o público alvo a quem se destina esta Escola de Inverno são ativistas, membros de movimentos e/ou organizações antirracistas, pesquisadoras/es, estudantes, profissionais, e demais interessadas/os em dialogar sobre as dinâmicas atuais de reprodução do racismo e as lutas para seu enfrentamento.
A Escola de Inverno será gratuita, porém os interessados devem se inscrever previamente e enviar candidatura. A seleção será feita pelas investigadoras responsáveis a partir do interesse e pertinência das/dos candidatas/os relativamente aos objetivos da escola, priorizando uma equitativa participação de pessoas racializadas. A opção pela modalidade gratuita justifica-se pela escolha do público-alvo, visando garantir a igualdade de oportunidade e acesso entre distintos públicos, considerando as desigualdades históricas que se estruturam nas dinâmicas do racismo.
Línguas de trabalho: português e espanhol
Curso organizado no âmbito do projeto POLITICS - A política de (anti)racismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, decisão política e lutas coletivas (financiado pelo ERC; bolsa nº 725402- POLITICS- ERC- 2016- COG), em colaboração com o Sindicato de Manteros de Madrid.
Mais informações: https://ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/resistencias-anticoloniais-e-racismo-institucional