Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Formação

AISPEB Summer School: Roma nas culturas de língua portuguesa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Itália

Estudos Brasileiros, Estudos Comparatistas, Estudos Portugueses

A AISPEB — Associazione italiana di studi portoghesi e brasiliani vai realizar na semana de 4 a 8 de julho de 2022 uma Summer School, atividade de extensão que terá lugar nas quatro principais universidades de Roma (Sapienza, Tor Vergata, Roma Tre, UNINT). O período de inscrições está aberto até dia 31 de maio de 2022.

Dirigida a estudantes, professores e demais interessados, – tanto italianos, como estrangeiros-, atraídos pelo vasto campo dos estudos lusófonos, este evento acadêmico tratará das relações entre as culturas dos Países de Língua Portuguesa e a cidade de Roma. Haverá atividades como cursos e palestras na parte da manhã e percursos culturais pela cidade de Roma e o espaço lusófono na parte da tarde (igrejas, academias, monumentos, Biblioteca Vaticana, Accademia dei Lincei).

Foram convidados hóspedes estrangeiros que se unirão aos especialistas que trabalham nas quatro universidades envolvidas, sendo esta uma oportunidade única para acompanhar pesquisas de ponta da área dos estudos portugueses, brasileiros e africanos num diálogo acessível que parte da cidade de Roma.

A cidade eterna não só insere-se num rico imaginário, como tem marcado ao longo dos séculos a biografia de figuras canônicas da cultura e da literatura de língua portuguesa. Na verdade, com o tema objetiva-se ilustrar um patrimônio histórico-filosófico e teológico, mas também de forte presença nas artes plásticas, na arquitetura e na literatura.

Do ponto de vista prático, as informações gerais são fornecidas no programa (em anexo). Também é possível contatar diretamente a nossa secretaria através do email: segreteria@aispeb.it. Solicitamos que, após realizar o pagamento, seja enviada cópia da transferência bancária para o nosso tesoureiro no email: vincenzo.russo1@unimi.it.

Contamos com todos pois “todas as estradas levam a Roma”!

Comissão Científica

Sonia Netto Salomão (Presidente AISPEB),
Sapienza Università di Roma

Federico Bertolazzi,
Università degli Studi di Roma Tor Vergata

Simone Celani,
Sapienza Università di Roma

Giorgio de Marchis,
Università degli Studi Roma Tre

Mariagrazia Russo,
Università degli Studi Internazionali di Roma

Fonte: AISPEB

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas