Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020

Bolsas de Doutoramento em Estudos Literários no ILCML / UPorto

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Bolsas, Cultura, Doutoramento, Literatura

A Faculdade Letras da Universidade do Porto, através do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML – FLUP) abre concurso para atribuição de 3 (três) bolsas de investigação para Doutoramento, na área dos Estudos Literários, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O concurso está aberto entre 30 de julho e as 23h59 (hora de Lisboa) de 7 de setembro de 2020.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor decorrerão no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição.

Podem candidatar-se ao presente concurso:

• Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados membros da União Europeia;
  • Cidadãos de Estados terceiros;
  • Apátridas;
  • Cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político.

Para concorrer a Bolsa de Investigação para Doutoramento é necessário:

• Ser licenciado ou mestre nas áreas dos Estudos Literários ou Estudos Culturais ou Estudos Interartísticos ou em áreas consideradas afins consideradas válidas para acesso ao Curso de 3º Ciclo de Estudos em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
  • Residir em Portugal de forma permanente e habitual, caso o plano de trabalhos associado à bolsa decorra, parcialmente, em instituições estrangeiras (bolsas mistas), requisito aplicável tanto a cidadãos nacionais como a cidadãos estrangeiros.
  • Não ter beneficiado de uma bolsa de doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração

Mais informações no edital completo em anexo e nos e-mails candidaturasrh@sp.up.pt e ilc@letras.up.pt.