Sábado, 26 de Setembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Universidade de Coimbra seleciona um doutorando da área de Estudos Clássicos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Doutoramento, Estudos Clássicos, Letras

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de 1 (uma) Bolsa de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de Estudos Clássicos, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O concurso está aberto entre 5 de agosto de 2020 e as 23h59 (hora de Lisboa) de 18 de agosto de 2020.

As bolsas de investigação para doutoramento destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor decorrerão na Unidade de Investigação do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da UC, a qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor dos bolseiros selecionados devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia da Unidade de Investigação – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, e devem ser desenvolvidas no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos Clássicos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente). A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos.

No caso de bolsa mista, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a 24 meses.

Para concorrer a Bolsa de Investigação para Doutoramento é necessário:

  • Ser licenciado com nota final mínima de 16 valores ou Muito Bom ou mestre nas áreas de Estudos Clássicos, Línguas e Literaturas Clássicas ou em áreas consideradas afins. Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras.
  • Residir em Portugal de forma permanente e habitual, caso o plano de trabalhos associado à bolsa decorra, parcialmente, em instituições estrangeiras (bolsas mistas), requisito aplicável tanto a cidadãos/ãs nacionais como a cidadãos estrangeiros.
  • Não ter beneficiado de uma bolsa de doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.

As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura previstos no presente Aviso de Abertura de Concurso devem ser submetidos, obrigatoriamente, por correio eletrónico enviado para cech.carmensoares@gmail.com.   

Mais informações na página do CECH, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos – Universidade de Coimbra e no e-mail bolsas@uc.pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas