Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Subsídios para bibliotecas universitárias na América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Reino Unido

Bibliotecas, Filologia, Teologia

O Ian Ramsey Centre para Ciência e Religião (IRC) da Universidade de Oxford se alegra em poder oferecer 10 subsídios de US$ 6.000 (seis mil dólares) para bibliotecas universitárias na América Latina, com o objetivo de comprar uma coleção interdisciplinar de volumes nas áreas de interseção entre ciência, filosofia e teologia. Os vencedores terão até setembro de 2017 para completar a compra da coleção. O prazo para o envio das candidaturas é 15 de dezembro de 2016.

Eligibilidade

Bibliotecas universitárias latino-americanas podem se candidatar para estes subsídios, desde que uma faculdade, departamento, centro ou instituto da respectiva universidade apoie esta candidatura. A coleção de volumes proposta para compra deve interagir com as áreas de ciência, filosofia e/ou teologia, e os temas devem estar amplamente incluídos no tema geral do projeto do IRC “Perspectivas sobre a Vida, as Pessoas e o Cosmos”.

Tópicos

Os tópicos chave e temas dos livros a serem comprados devem recair sobre o escopo geral do projeto do IRC como um todo, e dessa forma, devem envolver um componente interdisciplinar. A lista detalhada de volumes a serem adquiridos será determinada pelo candidato em diálogo com suas bibliotecas, seguindo de perto, mas não se limitando, às sugestões expressas pelo IRC na lista disponível aqui. A coleção final deve também encaixar-se na missão da Fundação John Templeton, e dessa forma evitar volumes que apoiam “criacionismo”, DI e que tratem de questões ambientais.

As seguintes questões têm a intenção de estimular e guiar a escolha de volumes, mas os candidatos são bem-vindos a escolher títulos que tratem de outras questões dentro destes temas gerais. Se você tiver alguma dúvida, por favor contate o IRC.

  • A origem e o conceito de vida: O que é a vida natural, humana e divina? Como reconhecemos a vida e o que sabemos ou poderíamos saber das origens da vida?
  • O cérebro, a mente e a pessoa humana: As pessoas são seus cérebros? E, se não, como a ciência contemporânea, a filosofia e a teologia podem promover um entendimento mais adequado?
  • O lugar da pessoa no cosmos: As pessoas seriam irredutíveis no cosmos e irredutivelmente importantes?


Os candidatos são fortemente encorajados a visitar a seção de Perguntas de Pesquisa do projeto para uma lista mais detalhada de perguntas para guiar a escolha de livros a serem adquiridos.

A chamada completa para submissões pode ser baixada aqui.

Mais informações: http://www.cyral.org/pt-br/subsidios-para-bibliotecas/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas