Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

SOCIUS-CSG/ISEG | Bolsas de investigação para Mestre

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Bolsas

Encontra-se aberto concurso para atribuição de três bolsas de investigação para Mestre, no âmbito do projeto O Estado por Dentro: Uma Etnografia do Poder e da Administração Pública em Portugal, financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e acolhido institucionalmente pelo SOCIUS-CSG/ISEG. Este projeto tem por objetivo acompanhar o funcionamento de instituições representativas de funções políticas, judiciais e administrativas e, dessa forma, contribuir para uma visão socioantropológica do aparelho de Estado.
 
O SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações – uma unidade de investigação integrada no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa, criada em maio de 1991 por docentes e investigadores do ISEG e por outros elementos.
 
1. Duração e Regime de Atividade: Duração de 6 meses, eventualmente renováveis por igual período (mediante avaliação positiva do trabalho previamente efectuado), com início previsto para 1 de outubro de 2015, em regime de exclusividade, conforme regulamento de bolsas do SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, e o Estatuto do Bolseiro de Investigação.
 
2. Descrição da atividade: Os/as bolseiros/as integrarão uma equipa coordenada pelos Professores Doutores Daniel Seabra Lopes, Sofia Bento e Catarina Fróis, a qual reunirá com frequência tanto nas instalações do SOCIUS-CSG (ISEG/ULisboa) como do CRIA (ISCTE-IUL). Ao longo dos primeiros seis meses, espera-se que os bolseiros desenvolvam investigação sob a forma de trabalho de campo intensivo em contexto organizacional (zona de Lisboa), com recurso pontual a entrevistas e recolha documental, tendo em vista a elaboração de diários de campo detalhados e outros registos contendo informação empírica relevante, bem como de um relatório intercalar de atividades. Nos seis meses seguintes, os bolseiros deverão proceder à análise da informação empírica recolhida e colaborar na preparação dos outputs do projeto, sob a forma de artigos científicos, volumes e livros de divulgação geral.
 
3. Formação Académica: Mestrado em Antropologia, Sociologia ou noutras ciências sociais.
 
4. Requisitos: Experiência em atividades de investigação com recurso ao método etnográfico, de preferência em meio organizacional. Facilidade de escrita e experiência prévia na preparação de textos científicos. Disponibilidade para realizar uma dissertação de doutoramento na área do projeto. Domínio da língua portuguesa ao nível da oralidade, leitura e escrita. Domínio do inglês e do francês, especialmente ao nível da leitura.
 
5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para as Bolsas de Investigação no país, os/as Bolseiros/as receberão um subsídio mensal de 980 Euros. Ao valor anterior acresce o subsídio para compensação dos encargos relativos à Segurança Social (Seguro Social Voluntário), sendo o valor contemplado calculado com base no 1º escalão referido no artigo 36º do Decreto-Lei nº 40/89, de 1 de fevereiro.
6. Documentos de Candidatura: As candidaturas deverão ser acompanhadas de uma carta de motivação, Curriculum Vitae e cópia de Certificado de Habilitações.
 
7. Júri e critérios de seleção: O júri do concurso é composto pelos Professores Doutores Daniel Seabra Lopes, Sofia Bento e Catarina Fróis. As candidaturas serão apreciadas tendo em conta a experiência científica prévia, as habilitações académicas e as motivações pessoais. Os/as candidatos/as melhor posicionados poderão ser convocados/as para uma entrevista, a qual funcionará como critério final de seleção.
 
8. Datas de início e conclusão do concurso: As candidaturas deverão ser enviadas através de correio eletrónico para os endereços oestadopordentro@socius.iseg.ulisboa.pt e socius@iseg.ulisboa.pt impreterivelmente até às 17h do dia 4 de setembro de 2015, com a seguinte referência «Candidatura – Projecto «O Estado por Dentro» - [APELIDO do/a Candidato/a]. Não serão aceites candidaturas depois desta data. As entrevistas serão realizadas até ao dia 25 de setembro de 2015, devendo os resultados finais do concurso ser divulgados a todos/as os/as candidatos/as por correio eletrónico até ao final do mesmo mês.
 
Bolsa de Investigação para Mestre
(Ciências Sociais: Antropologia/Sociologia)
Referência: Projeto «O Estado por Dentro» | SOCIUS/FFMS
Área científica genérica: Antropologia
Área científica específica: Antropologia social
Número de vagas: 3
Tipo de contrato: Temporário
País: Portugal
Localidade: Lisboa
Instituição de acolhimento: SOCIUS/CSG/ISEG/ULisboa
Data limite de candidatura: 04 de setembro de 2015
 
2. Dados de contactos da organização
Instituição de contacto: SOCIUS/CSG (ISEG/ULisboa)
Endereço:
Rua Miguel Lupi, 20
Lisboa - 1249-078 Lisboa
Portugal
Email: socius@iseg.ulisboa.pt
Website: http://pascal.iseg.utl.pt/~socius/home.html

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas