Programa de Residências Cruzadas sobre línguas indígenas
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil, França
Estão prorrogadas até 30 de setembro de 2026 as inscrições para o Programa de Residências Cruzadas "Línguas e Conhecimentos Indígenas Além das Fronteiras", iniciativa conjunta da Cité internationale de la langue française, em Villers-Cotterêts, França, e do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O programa insere-se ainda na Villa Fatumbi, cooperação cultural transatlântica promovida pela Embaixada da França no Brasil.
A iniciativa dá continuidade ao Colóquio Internacional Oyapock, realizado em São Paulo em novembro de 2025, dedicado às histórias, conhecimentos e línguas indígenas de povos como os Wajãpi, Wayana, Apalai e Kali'na, entre outros da região transfronteiriça entre o Brasil e a Guiana Francesa. O programa dedica-se à promoção da pesquisa e da criação artística sobre a circulação, a valorização e a história das línguas indígenas.
Serão selecionadas duas pessoas, uma residente no Brasil e outra na Guiana Francesa, para uma residência de um mês, entre 15 de março e 11 de abril de 2027, no Château de Villers-Cotterêts. Cada residente recebe uma bolsa de 3.000 euros, com hospedagem custeada pela Cité internationale de la langue française. É exigido nível elementar de francês, sendo oferecido curso intensivo gratuito a candidatos não francófonos selecionados.
As candidaturas devem incluir apresentação da trajetória artística ou científica, carta de motivação e apresentação do projeto, redigidas em português ou francês. Os candidatos residentes no Brasil devem submeter a documentação através do formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJWuqrTq_IVNe9GTTStlE1JWFAymIWkT_8fH_P9XX31YnK0w/viewform?pli=1, até 30 de setembro de 2026, às 23h59 (horário de Brasília). A divulgação das pessoas selecionadas está prevista para 19 de outubro de 2026.
Para mais informações, consulte o edital completo em https://www.idbr.org.br/wp-content/uploads/2026/06/Edital_ResidenciaCruzada_2027_Linguas-e-conhecimentos-indigenas-alem-das-fronteiras.pdf.


