Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Numa parceria com o Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura, o Instituto de História Contemporânea abriu o concurso para a quarta edição do Prémio Amílcar Cabral, que se destina a “a galardoar um artigo de investigação histórica, que poderá incidir sobre qualquer temática e problemática relativa à história das resistências anti-coloniais e dos impérios coloniais”.
Podem concorrer a este prémio pessoas de qualquer nacionalidade que se tenham doutorado nos últimos três anos, habilitando-se a uma estadia de investigação em Lisboa no ano de 2026. Foram já vencedores do prémio Ricardo Pérez Haristoy (historiador chileno), Sakiru Adebayo (especialista em literatura africana nigeriano) e Esmat Elhalaby (historiador americano de ascendência palestiniana).
Nesta edição do prémio, o júri será composto por Manuela Ribeiro Sanches (Instituto de História Contemporânea), Benedito Machava (Universidade de Yale) e Natalia Telepneva (Universidade de Strathclyde). As candidaturas para a quarta edição encontram-se abertas até 30 de Setembro e o regulamento do Prémio pode ser consultado aqui.



