Terça-feira, 20 de Outubro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Projeto sobre pandemia e mudanças no ensino do CES seleciona bolsista

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Antropologia, Bolsas, Bolsas de investigação, Ciências Sociais, Economia, Género, Psicologia, Sociologia

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) seleciona um/a Bolseiro/a de Investigação (estudante de doutoramento ou mestre a frequentar curso não conferente de grau académico) para integrar a equipa do projeto “Pandemia e Academia em casa - que efeitos no ensino, investigação e carreira? Estudo sobre as mudanças no sistema científico e de ensino superior” (nº de projeto 77), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ao abrigo do Regulamento de Apoios Especiais (Aviso n.º 11367/2010) através de fundos nacionais, e sob a coordenação da Doutora Virgínia Ferreira. . Os interessados têm até 31 de julho para apresentar a candidatura. A bolsa tem duração prevista de 10 meses.

“Pandemia e Academia em casa - que efeitos no ensino, investigação e carreira? Estudo sobre as mudanças no sistema científico e de ensino superior.”

O objetivo do estudo é conhecer as estratégias de adaptação ao trabalho docente e de investigação sob a COVID-19 quanto a:

  • medidas de contingência tomadas pelas instituições do sistema científico e do ensino superior
  • métodos de trabalho de ensino e de avaliação à distância
  • teletrabalho e conciliação trabalho/família
  • restrições à execução dos planos de investigação
  • impacto percebido na produtividade e nas oportunidades de carreira (em especial de pessoas com mais vulnerabilidade contratual, económica ou social)

Critérios de admissão obrigatórios:
1. Mestres e Estudantes de doutoramento
Candidatos/as com diploma emitido por uma instituição estrangeira devem apresentar os comprovativos do reconhecimento do grau académico em Portugal, nos termos do Decreto-Lei nº. 66/2018, caso seja o/a
candidato/a selecionado/a. Em caso de seleção, devem os/as candidatos/as apresentar os graus reconhecidos nos termos do Decreto-Lei nº 66/2018, de 16 de agosto no prazo máximo de 30 dias contados a partir da data da comunicação dos resultados finais, sob pena de não se contratualizar a bolsa.

Requisitos preferenciais de admissão:

  • 1.Diploma de Mestrado em Sociologia ou outras Ciências Sociais relevantes para o projeto, nomeadamente Ciências da Educação (10%);
  • 2.Conhecimento comprovado em Estudos sobre as Mulheres/Estudos de Género/Estudos Feministas (25%)
  • 3.Interesse comprovado, preferencialmente experiência de investigação, na área temática do projeto, entre as quais, conciliação trabalho/família e organização e desigualdades no trabalho académico (20%);
  • 4.Conhecimento e experiência documentada em metodologias qualitativas e quantitativas nas ciências sociais (20%);
  • 5.Experiência de utilização de softwares de análise quantitativa e qualitativa (15%);
  • 6.Domínio proficiente da língua portuguesa e inglesa (10%).

Mais informações em anexo e no edital publicado pelo CES [PDF].

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas