Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Programa Leitorado 2020 divulgado pela CAPES

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Leitorados, Língua, Programas

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), torna pública a realização de seleção de Leitores brasileiros para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES).

A edição 2020 do Programa Leitorado, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), seleciona professores para atuar em universidades estrangeiras com o objetivo de promover a língua portuguesa e a literatura brasileira. As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro na página da CAPES.

A seleção consistirá de quatro fases: verificação do cumprimento de interstício em relação ao exercício de anterior função de Leitor brasileiro, verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura, considerando o perfil acadêmico-profissional requerido pela universidade estrangeira (conforme Anexo I do edital) e seleção final.

Dentre outras exigências, o candidato deve possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira, ou outras áreas, conforme indicado pela instituição estrangeira.

Confira mais sobre os Leitorados.

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até 30 de janeiro de 2020, mediante preenchimento do formulário de inscrição online, disponível em https://inscricao.capes.gov.br.

Mais informações: http://www.capes.gov.br/bolsas-e-auxilios-internacionais/pais/218-multinacional/10088-programa-leitorado

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas