Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Financiamento/bolsas/emprego

Programa Leitorado 2019 divulgado pela CAPES

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Leitorados, Língua, Programas

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), torna pública a realização de seleção de Leitores brasileiros para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES).

A edição 2018 do Programa Leitorado, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), seleciona 17 professores para atuar em universidades estrangeiras com o objetivo de promover a língua portuguesa e a literatura brasileira. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro na página da CAPES. Confira o edital [PDF].

Segundo o MRE, o foco do programa é formar quadros qualificados no ensino de português e aprimorar a formação dos professores de português atuantes nas instituições estrangeiras. Atualmente, professores-leitores estão em atividade em países como Vietnã, Índia, França e Cabo Verde.

Estão previstas entre outras atividades: ministrar disciplinas, colaborar em projetos de divulgação da língua portuguesa e atuar em conjunto com a representação diplomática brasileira. A carga horária mínima do leitor é de 20 horas semanais.

Benefícios e requisitos

O Programa Leitorado concede bolsa em moeda local e passagens aéreas, custeados pelo MRE. As universidades anfitriãs concedem apoios extras, como ajudas de custo, alojamento ou material de trabalho.

Interessados precisam, entre outros requisitos, possuir nacionalidade brasileira e ao menos 18 anos, além de diploma de licenciatura em português – com experiência em ensino de português como língua estrangeira ou como língua de herança – e número de inscrição no ORCiD.

A depender da vaga, será exigido mestrado ou doutorado e certificado de proficiência em língua estrangeira. O processo seletivo tem cinco fases, e será conduzido pela CAPES e pelo MRE. A universidade estrangeira terá a decisão final.

Confira mais sobre os Leitorados.

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até às 23h59 do dia 31 de janeiro de 2019, horário oficial de Brasília, mediante preenchimento do formulário de inscrição online, disponível em http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/programa-leitorado.


Com CCS/CAPES

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas