Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas, Bolsas de Iniciação Científica

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica  do CNPq (PIBIC) a alunos de graduação. Todos os projetos submetidos serão avaliados como novos, mesmo aqueles, que já possuem financiamento. Por este motivo, a inscrição é obrigatória para projetos atualmente financiados pelo Programa que desejarem manter a bolsa. Este edital também se aplica às bolsas disponíveis, com recursos próprios, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O prazo máximo de inscrição é o 14 de julho de 2017.

Orientadores

  • Estimular pesquisadores produtivos a promover o engajamento de seus estudantes de graduação em atividades científicas, contribuindo assim para o aumento da capacidade de orientação à pesquisa da instituição
  • O pesquisador deverá incluir o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do bolsista.
  • É vedado ao orientador repassar a outro a orientação de seu(s) bolsista(s). Em caso de impedimento eventual do orientador, a(s) bolsa(s) retorna(m) à coordenação de Iniciação Científica da instituição.


 Bolsistas

  • Despertar a vocação científica e capacitar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa.
  • Proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, estimulando o desenvolvimento do pensar crítico e de sua criatividade.
  • Desenvolver no bolsista a capacidade de lidar com os desafios e problemas de pesquisa.


Elegibilidade

  • Ser pesquisador com titulação de doutor ou de perfil equivalente, conforme a instituição, com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente.
  • Bolsista: Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação, e inscrito em disciplinas durante a vigência da bolsa. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.  Possuir Currículo Lattes atualizado.

Mais informações no Edital completo em anexo e na página do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC da FGV.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas