Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

Programa Iberarquivos | 21.ª Convocatória de apoios a projetos arquivísticos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Espanha, Galiza, Portugal

Acervos Documentais, Arquivos, Programas

Encontra-se aberta, até ao dia 15 de julho de 2019, a 21.ª Convocatória de apoios a projetos arquivísticos, uma iniciativa no âmbito do Programa Iberarquivos.

A Convocatória tem por objeto o financiamento de projetos de vertente arquivística a desenvolver por instituições que custodiem património documental de países aderentes ao Programa Iberarquivos ou de projetos de caráter supranacional, com os quais os arquivos/arquivistas da comunidade Ibero americana beneficiem no seu conjunto.

Os projetos devem respeitar a diversidade cultural da América Latina, a igualdade de género e os direitos humanos, favorecendo a não discriminação dos grupos mais vulneráveis da população.

Poderão participar os arquivos e outras instituições que custodiem património documental, legalmente constituídos e que tenham a sua sede social em qualquer dos países aderentes ao Programa Iberarquivos, ou instituições supranacionais que promovam o desenvolvimento arquivístico da região e formulem projetos através dos quais arquivos/arquivistas da comunidade Ibero-americana beneficiem no seu conjunto.

Linhas prioritárias dos projetos:

  1. Promoção da perspetiva de género;
  2. Promoção da perspetiva multicultural;
  3. Promoção da não-discriminação;
  4. Promoção da identidade cultural ibero-americana;
  5. Promoção da descentralização;
  6. Promoção à prevenção de desastres em arquivos;
  7. Promoção à realização de Projetos supranacionais.

Qualquer pedido de informação sobre as candidaturas poderá ser dirigido à Unidade Técnica do Programa, através do correio eletrónico: cooperacion.archivos@mecd.es ou aos responsáveis de projetos dos respetivos países que constam na página web: http://www.iberarchivos.org/paises-miembros/.

As datas para apresentação das candidaturas decorrem de 1 de maio a 15 de julho de 2019.

Consultar a Convocatória em anexo para mais informações.


Sobre o Programa

Iberarquivos é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos, articulada e ratificada pelas Conferências Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo, para o fomento ao acesso, organização, descrição, conservação e difusão do patrimônio documental, contribuindo de maneira decisiva para consolidar o Espaço Cultural Ibero-americano.

Com 20 anos de trajetória o programa Iberarchivos é um dos programas mais antigos  da Cooperação Ibero-americana originado na iniciativa apresentada pela Espanhã na VII Cimeira Ibero-americana da Ilha Margarita (1997) e que contou com o apoio imediato de vários países e da Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA).

Na VIII Cimeira celebrada no Porto (Portugal) em 1998, o Programa recebeu a sua aprovação definitiva sendo elevado à categoria de Programa de Cooperação Ibero-Americana com o nome de Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-Americanos e o seu acrónimo ADAI. Com a alteração do regulamento do Programa na XIX Reunião do seu Conselho Intergovernamental, celebrada na Cidade do México em Novembro de 2017, modificou-se o seu nome para o utilizado atualmente: Iberarquivos.

Mais informações na página do Iberarquivos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas